Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

sexta-feira, 24 de julho de 2015

O Homem ou é tonto ou é Mulher



O Homem ou é tonto ou é Mulher
Gonçalo M. Tavares




Sinopse
Um homem que tem pedras dentro dos bolsos e que quer trocá-las por uma máquina de pensar. O mesmo homem tem dois livros de um filósofo que pensam por ele, mas o problema está nos pensamentos serem sempre os mesmos, um livro não pode mudar.
O homem ou é tonto ou é mulher acaba por ser um excelente exercício literário, uma espécie de roteiro da vida de um homem que disserta sobre as suas experiências. Os projetos e ambições que ele tem são magníficos, porém, o desejo estraga tudo e o desejo é o sexo. Em última análise, o sexo estraga tudo. Este pequeno livro é uma súmula de humor negro, imagens cruéis narradas com uma dose refinada de ironia que acabamos por sorrir no fim da frase, "Um dia decidi declarar finalmente o meu amor e quando cheguei à porta da rapariga ela estava mesmo a sair para o seu casamento. É um caso típico de má sorte."
Podemos ler esta obra como uma biografia não-autorizada de alguém que não existe, uma personagem com substância, mas que ainda não existia como existe hoje. O tempo transforma as personagens e se o homem tinha 30 anos no livro, hoje terá mais. As personagens envelhecem como as pessoas, mas este homem encerra em si as características de um excêntrico: pensamentos peculiares, ações dementes, criações.

O que penso:
Mais uma obra fenomenal do escritor português Gonçalo M. Tavares, que faz um exercício literário instigante, onde nos brinda com 50 pequenos contos poemas em prosa, uma obra seminal que é pequena, tão demasiado pequena que não pode deixar de ser lida, de um só fôlego, e quando a terminamos, fica uma sensação perturbadora de que avançaríamos mais 200 páginas sem que isso trouxesse cansaço ou aborrecimento.
O livro traz pequenos textos que contam toda uma outra história de um biografado demasiado humano, que reflete profundamente sobre sua existência, que leva ao limite nosso humor negro, que faz-nos chocar com nossas próprias incoerências.
Expõe e eviscera nosso comportamento antissocial por baixo do ralo verniz que nos protege do que pensamos e do que gostaríamos de fazer. Perturbador e extremamente agradável, uma leitura que é fundamental para compreender-se, para compreender as mulheres e para perceber nossa fascinação por elas e pelo sexo.
Uma prosa-poética inatacável e invejável, deliciosa de ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!