Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O Século de Sangue





O Século de Sangue
Organizadores:
Emmanuel Hecht
Pierre Servent


Sinopse:

Os últimos cem anos favoreceram enormes avanços civilizatórios (a internet, a penicilina, a pílula anticoncepcional e tantos outros), mas também propiciaram enorme avanço na capacidade dos homens se autodestruírem. Este livro narra vinte dos conflitos mais sangrentos a que o mundo assistiu de 1914 até os dias de hoje. Há guerras globais, como a Segunda Guerra Mundial, e embates localizados, todos eles fundamentais para desenhar o mapa do mundo da forma que ele tem hoje.

O que penso:

A Editora Contexto acaba de lançar um livro com uma coletânea de textos escritos por historiadores e jornalistas franceses sobre os conflitos que afligiram o mundo no período de 1914, início da Primeira Grande Guerra e o ano de 2014.
A iniciativa brilhante, traz-nos textos muito bem traduzidos, ensaios escritos por uma intelligentsia francesa que traz o melhor de sua produção cultural, em análises muito bem construídas, sem partidarismos, e mostrando a evolução dos conflitos ininterruptos deste vasto século de morte a ferro e fogo.
Uma análise que não promove nem os partidarismos de esquerda, nem uma idílica visão de direita, mas concretamente os fatos, seus sucessos e fracassos, bem como os êxitos recentes da França no Mali como exemplo de uma nova abordagem da intervenção do Ocidente, nas campanhas jihadistas que assolam o mundo.
Uma visão panorâmica que enriquecem nossa cultura sobre a história do mundo e de seus conflitos, entendendo que a Paz, nada mais é que a constante busca, por meio da Guerra, da Justiça e da Liberdade.
Excelente publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!