Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Música Portuguesa para Piano

 
A música portuguesa para piano tem uma intérprete que no disco que podemos encontrar e ouvir no iTunes é sem dúvida uma homenagem à genialidade lusitana. O orgulho que move os brasileiros que têm seu coração marcado pela alma portuguesa, por expressar seus sentimentos, seus pensamentos, sua razão de ser nesta língua nascida nas beiradas do Atlântico, adubadas pelo Tejo, pelo Douro, pelo Minho, e cantadas nos versos de Gil, Camões e Pessoa. Vale a pena ouvir e se encantar!
 
Nancy Lee Harper
 
Começou os estudos de piano aos dez anos e fez o seu primeiro recital quatro anos depois, tocando como solista com a Shreveport Symphony Orchestra (EUA), sob a direcção de Rudolf Ganz (Suiça). A partir desse momento conquistou vários prémios e apresentou-se a solo em recital e na televisão, e com orquestras sinfónicas, incluindo a New Orleans Philharmonic, interpretando obras como o Concerto n.º 1, de Tschaikovsky, o Concerto de Schumann, e as “Variations symphoniques” de Franck, entre outras.
Concluiu o curso em ensino de piano na Universidade de Texas – Austin, em 1970 e em 1971-1972 prosseguiu os seus estudos de pós-graduação na Royal Academy of Music, em Londres, tendo posteriormente obtido o grau de Doctor of Musical Arts in Piano Performance pela University of North Texas – Denton, no ano de 1985. Dos seus professores de piano constam Larry Walz, Frank Mannheimer, Dalies Frantz, Ralph Berkowitz, Denise Lassimonne, Verna Harder e Nena Plant Wideman.
Foi citada em “Who’s Who” no American Keyboard Artists, tendo dado recitais a solo e em grupo, tanto como pianista como cravista, em Inglaterra, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Noruega, Suíça, Chipre, Hungria, Polónia, Itália, Ucrânia, República Checa, Estados Unidos da América e Argentina. Tem actuado com músicos como o cravista e maestro Nicholas McGeegan; os antigos membros do Beaux Arts Trio Ida Kavafian (violinista) e Peter Wiley (violoncelista); os cantores da Metropolitan Opera e New York City Opera Jean Kraft, Maralin Niska e Joyce Castle; o contratenor Paul Esswood; o baixo-barítono António Salgado; a contralto Margun Risa; o trompetista Stephen Burns; os violinistas Jaime Laredo, Jack Glatzer e James Oliver Buswell III; os violoncelistas Rohan de Saram, Gwendolyn Marie Watson e Peter Retjo; o alaúdista Jurgen Hubscher; o flautista Ransom Wilsom; e o pianista/compositor Marc Neikrug.
É autora dos livros “Manuel de Falla: a Bio-Bibliography” (1998), pela editora Greenwood Press (EUA), “Manuel de Falla”, pela editora norte americana Scarecrow Press (2002) e “Correntes pedagógicas no ensino da música ocidental: uma introdução” (em revisão, pelo Editorial da Universidade de Aveiro). Publicou artigos com tradução em 5 línguas nas revistas Piano Quarterly, Piano Journal, Music & Letters, American Music Teacher, ex tempore, MLA Notes, Parlando (Hungria), Revista da EPTA-Ucrânia, Bilten (Slovenia), Instituto Piaget e outras. Também tem sido autora de várias bio-bibliografias de compositores ibero-americanos nos dicionários das editoras Scarecrow Press, Greenwood Press e Círculo de Leitores.
Gravou vários discos nos Estados Unidos (ARC, Ember, SFDC). Em Portugal, pela editora Númerica, gravou obras contemporâneas para piano a solo de compositores portugueses (1999). Tocou nos festivais de Aveiro, Santa Fé, “Angel Fire” em Taos e Seattle.
Foi membro do júri do 1.º Concurso Internacional Gustav Mahler na República Checa (2001) e do 1.º Festival Internacional de Jovens Pianistas (1999), em Chipre. É co-fundadora e presidente da EPTA-PORTUGAL (European Piano Teachers Association) e vice-presidente da EPTA-Internacional.
É autora do projecto Festival e Curso Internacional de Piano “Celebrando Grandes Pianistas” na Universidade de Aveiro, Portugal, que se vem realizando desde 2000.
Actualmente, exerce funções como Professora Associada com Agregação na Universidade de Aveiro.
 
Fonte:
http://www2.fjjm.ua.pt/biografias/nancy_lee_harper.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!