Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

domingo, 9 de setembro de 2012

Desindustrialização, país empobrecendo…




Em nosso blog, estando longe de ser um especialista em Economia há muito escrevemos que o Brasil passa por um processo inexorável de desindustrialização, como resultado de uma visão equivocada e empobrecedora da realidade econômica mundial dos sofríveis Governos Lula da Silva e Dilma.
A FOLHA  em seu editorial deste domingo diz que o sofrível desempenho da indústria nos últimos quatro anos -a produção está no nível de meados de 2008- suscita um debate polarizado sobre o risco de desindustrialização do país.
Sem ser economista, nem ter uma editoria de economia a disposição já vinhamos dizendo isso há muito tempo. Acreditamos que há uma desindustrialização em curso porque os índices apontam para o aumento do deficit comercial em setores de média e alta tecnologia, que já atingiu US$ 92,5 bilhões em 2011, e se reproduz mais intensamente neste 2012.
Outro aspecto relevante é a estagnação das exportações brasileiras como parcela do comércio mundial, o que só foi combatido com eficiência no governo de Fernando Henrique Cardoso, e que agora estacionam em torno de 1%, o que é forte indicação de que o país não consegue competir adequadamente no mercado global.
A FOLHA agora assume que há evidências de um processo de fragilização da indústria nacional que, se não for detido, poderá em prazos mais longos prejudicar o desenvolvimento do país.
Poderá não, com certeza já compromete o desenvolvimento do país, temos os mesmos males do Regime Militar, Executivo cada vez mais forte, fragilização do Congresso, expansão de gastos “sociais”, crescimento exponencial da máquina estatal, aumento de salários sem fonte adequada de receitas, inflação crescente escamoteada pelos indices oficiais e recordes de arrecadação às custas das camadas mais produtivas, estimulando os parasitas da sociedade brasileira, grandes latifundiários e usineiros, que são responsáveis por algo como 0,2% de toda a arrecadação de impostos no Brasil!
Brasileiros o Rei da Soja paga menos imposto que um trabalhador metalúrgico de São Paulo. Vergonhoso, e com a ajuda do PT!
No final do Governo FHC e início do Governo Lula da Silva a Indústria era responsável por 19,22%, em 2011 atingiu a pífia marca de 14,60%. Viva o PT, vamos transformar o Brasil num imenso bananal.
Outra pergunta que não quer calar, se o nosso PIB vai crescer apenas 1,5% em 2012, se isso, por causa da Crise Mundial, porque é que o Chile, o México e mesmo a Argentina vão crescer entre 4,5 e 7%?

Ou a crise é só para o Brasil?

Na realidade este governo não sabe nada, não em capacidade, e está transformando o Brasil num país inviável, numa Itália do futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!