Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

domingo, 29 de dezembro de 2013

FIM




Sinopse:

O público brasileiro acostumou-se a ver Fernanda Torres no cinema, no teatro ou na televisão .Com 'Fim', seu primeiro romance, ela consolida sua transição para o universo das letras. O livro focaliza a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas - festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de droga e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou sobrevida sexual com o Viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos - mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer. São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes. Sucesso na carreira, realização pessoal e serenidade estão fora de questão - ninguém parece ser capaz de colher, no fim das contas, mais do que um inventário de frustrações. Ao redor deles pairam mulheres neuróticas, amargas, sedutoras, desencanadas, descartadas, conformadas. Paira também um padre em crise com a própria vocação e um séquito de tipos cariocas. Há graça, sexo, sol e praia nas páginas de 'Fim'. Mas elas também são cheias de resignação e cobertas por uma tinta de melancolia.


Minha Opinião e de vários leitores (Livraria Cultura):

        
13/12/2013  - Valdeci Ângelo Furini Garcia
           
                  Ótimo
         Fernanda Torres traça o perfil psicológico de vários personagens, ao mesmo tempo em que ilustra uma Copacabana que não existe mais: envelheceu e chegou ao fim com os amigos, protagonistas do romance. A autora narra de forma coloquial, cometendo por vezes cacófatos; mas, por outro lado, também mostra erudição, ao citar Platão e Nietzsche. Enfim, uma ótima estreia, dessa que já é uma grande atriz. Concordo com o que disse um dos comentadores na contracapa do livro: uma escritora acaba de entrar em cena. A única nota ruim deste trabalho fica por conta da Editora, que quis economizar papel e espremeu em 201 páginas o que poderia ser feito em, pelo menos, 250; o que tornaria a leitura mais agradável do que já é.
        

12/12/2013
 - Ademir
                 
                 
                  Ótimo
         Fernanda Torres tem controle absoluto da técnica narrativa. Todos os personagens e são vários são muito bem desenvolvidos. Um assombro! Com certeza, o livro ganhará merecidos prêmios.
        

09/12/2013
 - Rosemay Zarif
                 
                  Ótimo
         Mais um talento entre tantos que Fernanda Torres tem! Só o fato dela descrever com perfeição o andar de um velho, o medo de cair... como é que ela sabe? Não chegou nem aos cinquenta anos! Estou adorando o livro, ela passeia por diversas cabeças que não a dela, que habilidade!
Estou amando.
        

25/11/2013
 - Laércio Lopes de Araujo
                 
                  Ótimo
         Fernanda Torres nos surpreendeu com esta obra espetacular, não porque não consideremos a brilhante carreira de atriz, de diretora, de artista que se coloca a pensar criticamente a realidade e que dá a cara para bater, mas porque como livro de estreia, é sem duvidas brilhante. Consegue penetrar fundo na alma masculina, mostrar todas as mazelas do bom mocismo e do politicamente correto, fazer uma séria reflexão crítica sobre a sociedade carioca e brasileira, e por fim uma comédia de costumes leve, vibrante, viva, tratando sobre TANATOS. Fantástico, li em menos de 18 horas, e fiquei triste porque o livro acabou!
        

14/11/2013 - 
Ernani Terra
                 
                  Ótimo
                  Ótima estréia de Fernanda Torres como romancista. Não me surpreendeu. Tenho acompanhado seus artigos na imprensa com entusiasmo. Grande escritora, com ideias claras, dizendo o que tem de ser tido. Como ficcionista, seu romance de estreia é ótimo. Trama bem construída, personagens consistentes, ironia fina, domínio perfeito da técnica narrativa... Para mim, é difícil dizer qual dos personagens me pareceu mais envolvente, talvez o Ciro. Se eu tivesse de comparar o livro de Fernanda com um filme, compararia com o Nós que nos amávamos tanto, de Ettore Scola. Que venham outros romances de Fernada Torres!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!