Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

sábado, 28 de dezembro de 2013

Sentimento e valor




Sébastien-Roch-Nicolas de Chamfort escreveu:

“Quando se trata de sentimentos, aquilo que pode ser avaliado não tem valor.”

Quando conseguimos dizer porque amamos alguém, quando encontramos razões para amar, para nos relacionar, quando conseguimos avaliar de forma objetiva uma relação, com certeza não estamos diante do amor!
Amar é não conseguir explicar por que estamos com alguém, por que precisamos da presença, do olhar, do convívio, de um alguém, que muitas vezes não reúne as qualidades que reputamos indispensáveis para o nosso companheiro!
Amar é assim, reconhecer que a relação não é utilitarista, não traz benefícios e ganhos, mas tão somente uma imensa satisfação, um bem estar sentimental que nos garante felicidade apenas em observar o outro, em admirá-lo, em conviver com suas estranhezas e peculiaridades.
Poder avaliar uma relação, poder valorar atitudes e ações, não é compatível com amar, porque, como dizia Hermann Hesse, quem ama nunca tem o que perdoar.

A magia do amor está em sua inexplicável loucura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!