Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Solidão








A solidão não é um estar,
É um estado da alma,
Que se perpetua,
Independente do número de pessoas que nos cercam.

A solidão é uma companhia,
Dolorosa, constante, verdadeira,
É um encontro inafastável, iniludível,
Conosco mesmos!

Sentir-se só, é doloroso,
Mas de uma dor que é só nossa,
Que se faz intensa, preenchida,
Não é vazia, como a dor que o outro nos deixa,
Nem é uma dor que tenha conteúdo, significado,
É apenas uma dor de existir,
De saber-se incompleto, vazio, porque pleno,
De desejos, insaciável, incompreendido!

A solidão é mais que um existir,
É um perpetuar no desejo de fundir-se!
É um desespero agudo, lancinante,
Inexprimível e inexplicável!

Não, não podes preencher-me,
Ninguém o pode, porque sou vazio de outro,
Que não eu mesmo, com minha intensa,
Fria, dolorosa, exasperantes,
Solidão!

Persegui toda minha vida, minha metade Platão,
Não só não a encontrei como quase me perdi,
Perdi-me de mim, perdi-me de ti!

Vejo os namorados, os amantes,
Os pais, os filhos,
Os maridos, as mulheres,
Todos condenado a um solitário existir,
Apenas abrandados pelos engodos,
Pelos enganos, utilitários,
Pelos sofismas do sentir, o que não é sentido!

Solidão exaspera-me, agora mais do que ontem,
Angustia-me, mais e violentamente, mais do que ontem,
Quero parar-te, dor, sem fim, e inexprimível!
Não me abandone, mas assim, me liquidas,
Aos poucos, para fazer de minha existência,
Um nada, que não apenas dolorosas migalhas,
De toda a minha solidão!

Há apenas uma solução, tornar-me ainda mais só,
Executar o plano último, de minha tão poderosa solidão,
Ausentar-me do sem sentido, de existir, para ser só!

Expectativa verdadeira, fazer de minha solidão,
minha única companheira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!