Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Saúde eterna






Queremos estar sempre saudáveis...
Não devemos comer carboidratos,
Devemos fazer exercícios, buscar forma,
Evitar todo sedentarismo, todo estresse.

É algo patético ver a medicina recomendando,
Tantas coisas por fazer para evitar tantos males,
Alzheimer, demência, acidente vascular...
Mas sem poder evitar, que sejamos humanos!

Não fomos criados para viver cem anos,
Talvez pouco mais de quarenta, com saúde,
Porque o objeto de nossa existência é...
Antes de tudo a consciência do Universo!

Não nos esgotamos em nós mesmos,
Não há sentido na busca de perpetuação.
Sem o viver intensamente as paixões,
Sem que percebamos a presença do outro!

Assim, neste mar de diagnósticos e males,
Talvez, a solução seja fazer versos e cantar,
Fazer versos sobre cada sentir e amar,
Cantar cada sentimento cada história!

Daí que não se busque saúde eterna,
Mas antes viver intensamente, dar-se.
Consumir-se no cuidado do outro sem...
Permitir que este cuidado afogue!

Não admito ser encerrado num diagnóstico,
Que teça em torno de mim cadeias imaginárias,
Alienando-me de minha humanidade, fazendo-me
Estatística de saúde, para alimentar tecnologias!

Se tenho dores, sinto-as, vivo-as, supero-as!
Porque fazem parte de minha frágil existência,
Atestam minha finitude, e com isso...
Tornam muito mais pleno de sentido meu existir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!