Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

sábado, 30 de junho de 2012

Lula, homenagens que envergonham




Ficamos surpresos que após a condenação espúria da ejeção do bispo prolífico do cargo de presidente do Paraguai, resolveu a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, homenagear o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarando-o cidadão ilustre do Mercosul!
O Mercosul é antes de tudo uma obra política do Governo de Fernando Henrique Cardoso, que não fosse o atraso político da Argentina, teria unido o Mercosul à União Européia, formando o maior bloco político e econômico do mundo.
Assim, é surpreendente que durante a cúpula de presidentes do bloco, em Mendoza, na Argentina, nesta sexta-feira tenha sido anunciada a honraria pela presidente Cristina Fernández de Kirchner, aquela mesma que está acabando com a economia e com a credibilidade nos mercados da pobre Argentina.
Ao elogiar o líder do PT, aquele que tenta intimidar ministros do Supremo e também se abraça com filhotes da Ditadura, disse que:
 "Na verdade, um presidente não deixa de ser presidente e para mim a figura de Lula tem uma associação indissolúvel à do meu companheiro de toda a vida".
Deve ser verdade, sabe-se lá o que isto significa, porém, sabemos que Kirchner não deixou de tornar-se um caudilho, não deixou de buscar a construção de uma oligarquia dominante na Argentina com intimidação da imprensa livre. E daí, o que é risível, é dizer que quem derrubou o Luguinho no Paraguai foram as oligarquias. Mas os Kirchner não são oligarcas?
Comovente a entrega da imagem do Lulinha para a Dilminha, pena que o Paraguai não estava representado, senão poderíamos fazer também uma homenagem ao Stroessner não é? Ora, presidentes nunca deixam de ser presidentes!
Mas Lula da Silva realmente é um sujeito esperto. Em dezembro de 2010 recebeu um prêmio da ONU pelo papel do Governo brasileiro no combate contra a AIDS. Só faltou avisar aos premiadores, que o programa de atendimento universal para o tratamento do HIV é invenção do Governo Fernando Henrique Cardoso, durante a passagem de José Serra pelo Ministério da Saúde. Nunca foi obra de Lula da Silva!
Mais lamentável ainda foi que, em 2009 Luiz Mott, fundador do GGB e um ativista na defesa dos interesses da comunidade homoafetiva, denunciava que havia, durante o governo Lula da Silva, crescido a violência contra os homossexuais e houve piora nos índices de infecção e morte pelo vírus do HIV. Por quê? Por falta de políticas sociais, de segurança e de saúde para a comunidade que defende, resultado de uma total falta de planejamento do Governo Federal sob Lula da Silva.
Dizia em 2009, sem rodeios o fundador do GGB quanto à situa;áo da comunidade LGBT:
“Foram anos marcados por muitas declarações e ações afirmativas através do Programa Brasil sem Homofobia, da Conferência Nacional LGBT, da criação do Conselho Nacional LGBT. Porém, poucas propostas saíram do papel. As conquistas importantes, como nome social para travesti, são resultado de uma ou duas décadas de militância do movimento. Em termos concretos, a situação dos gays piorou, apesar da festa. Nunca tanto sangue homossexual foi derramado quanto no governo Lula. A contaminação por HIV aumentou também. Uma situação calamitosa. Apesar de toda boa vontade, declarações e programas, propostas e ações afirmativas, a esperança de vida dos homossexuais diminui.”
É, Lula da Silva além de nunca se lembrar de nada, é um costumeiro recebedor de prêmios pelo que os outros fizeram, sem reconhecer nunca sua dívida para com Fernando Henrique Cardoso. Lula da Silva é, sem dúvidas, uma das maiores farsas políticas da história brasileira, mais um dos mitos criados pela imprensa regalista, e um desserviço ao fortalecimento das instituições e à construção de uma consciência política crítica que fortaleça a Democracia, e que torne o mérito, este sim, objeto de premiação.
Éra para rir, não fosse motivo para chorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!