Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

segunda-feira, 4 de junho de 2012

STF e o atraso no julgamento do Mensalão




Hoje lemos na FOLHA que o presidente do STF Carlos Ayres Brito tem encontrado dificuldades para apaziguar ânimos e para tornar possível o julgamento dos réus do mensalão!
Na realidade a resistência se explica, hoje a quase totalidade dos ministros da Corte, salvo honrosas exceções são indicações de Lula da Silva e de Dilma Roussef, ou seja, de governos diretamente interessados no não julgamento do mensalão.
Quem poderia ter tornado a Corte mais brilhante, mais respeitada, mais construída com a necessária carga de respeitabilidade moral e de indiscutível saber jurídico, era o Senado da República, mas este nunca, em tempo algum, exerceu com brilho os seus deveres, a não ser no caso da rejeição de Barata Ribeiro, médico, para uma cadeira no STF.
Mas isto aconteceu há mais de cem anos, e só depois de quase dois anos em que Barata Ribeiro julgou efetivamente como ministro da Suprema Corte.
O que os colegas de Ayres Brito querem é colocar o julgamento na pauta normal, o que o faria arrastar-se por mais de dois meses, ainda o ministro Ricardo Lewandowski que já faz sua revisão com um lapso breve, rápido, de aproximadamente dois anos, poderia atrasar um pouco a apresentação deste, e então o STF estaria em recesso!
Joaquim Barbosa, infelizmente, não pode trabalhar todo dia, por causa de sua coluna, o que faz condoer-se toda a população brasileira, apesar de ele suspeitar que há algo de errado no processo e de que pode haver condenação.
Carmem Lúcia que é também presidente do TSE adiantou as sessões da corte eleitoral e tem de sair para presidir a outra corte, e com ela lá se vão outros dois ministros, e tudo isso atrasa a pauta do STF, o que é lamentável e triste, temos de nos compadecer dos ministros!
Enfim, todo os impedimentos arquitetados pelo PT e por Lula da Silva para transformarem o Mensalão em uma enorme pizza com 190 milhões de pedaços tem encontrado o seu destino certo. Tudo conspira, com as vozes dos anjos dizendo amém, para que este processo se arraste mais e mais, podendo, lamentavelmente chegar à prescrição no início do próximo ano!
Lamento, mas esta história já vimos, um STF completamente emasculado, completamente comprometido e absolutamente incapaz de fazer valer a Constituição e as leis.
Taí porque este país não é sério!
de bastidor, combinou com os colegas que o tribunal não deveria entrar na polêmica, transformando o caso em um "entrevero pessoal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!