Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

sábado, 11 de agosto de 2012

AVE VOLTAIRE




Voltaire foi das minhas primeiras leituras, quando tinha 12 anos comecei a ler todas as suas obras que encontrei na Biblioteca Pública. Quanto mais o lia, mais sede tinha de seu ceticismo, de sua verve ácida, de sua ironia diluente de todas as certezas. Esta verve cética em Voltaire nos adverte todo o tempo para não tomarmos nenhum relato como verdadeiro, nenhuma opinião como definitiva, nenhum saber como acabado. Mesmo quando dele temos atos e fatos que podem ser cotejados com a realidade, o filósofo sempre nos alerta para a falibilidade do julgamento humano. Eis porque não podemos, não devemos em nenhuma hipótese levar a sério o que acreditamos. Temos todo o tempo de desconfiar do que pensamos, e ter a nobreza de ouvir e levar em suprema consideração o que nos é dito por aqueles que discordam de nós!
A liberdade de pensamento e a liberdade de expressão devem ser absolutas, e devem ser absolutamente defendidas até a morte!
Contem sempre comigo, porque só calarei o direito de exprimir ideias, pensamentos e opiniões, quando não mais existir. Sejam quais forem!
Voltairiano sou, voltairiano serei, AVE VOLTAIRE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!