Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

HHhH




Sinopse:

'Himmlers Hirn heißt Heydrich- o cérebro de Himmler se chama Heydrich'. A sentença corrente entre os membros da SS permite vislumbrar os horrores vividos pela extinta Tchecoslováquia durante a ocupação nazista, quando o implacável chefe da Gestapo, Reinhard Heydrich, foi nomeado pelo Führer o 'protetor' da Boêmia-Morávia, território incorporado ao III Reich durante a Segunda Guerra Mundial. Heydrich logo se tornou um misto de vice-rei e ditador, com absoluto poder de vida e de morte sobre os tchecos. Prisões em massa, torturas e execuções sumárias passaram a integrar o cotidiano dos habitantes da capital, que apelidaram seu novo senhor de 'o carrasco de Praga'. Esse é o cenário que serve de pano de fundo para que Laurent Binet escreva o romance 'HHhH', em que ficção e realidade se confundem, colocando em evidência a natureza fugidia e multifacetada da verdade histórica. Até 1941, Jan Kubis e Jozef Gabcík não passavam de obscuros sargentos do Exército tchecoslovaco. No entanto, na primavera daquele ano - que marcaria o auge da extensão do império hitlerista -, o governo tchecoslovaco no exílio decide partir para o contra-ataque. As brutalidades cometidas contra a população tcheca seriam vingadas numa ação espetacular, cujo alvo era Reinhard Heydrich. Após uma rigorosa triagem, Gabcík e Kubis são os militares incumbidos dessa missão heroica, na prática uma empreitada suicida.

O que penso:

O livro é bem escrito e parte de documentação confiável. A prosa procurada pelo autor, que busca fugir do romance histórico é que se apresenta algo enfadonha inicialmente, com alguns comentários absolutamente desnecessário e que se tornam alguns obstáculos a uma leitura mais ágil e agradável. De toda forma, para ter uma ideia do período histórico e do heroísmo de Gacik eKubis, que não podem ser esquecidos, a obra é importante, e faz justiça histórica aos dois heróis! Vale a pena ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!