Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Mais um empreendimento das Organizações “Tabajara”




Mais uma vez fomos surpreendidos com a esquizofrênica atuação do Governo Federal que dá uma no Cravo e outra Ferradura. Agora criou a Segurobras, mais uma empresa das Organizações “Tabajara”.
Dilma, sem fazer alarde, criou mais uma estatal, agora de seguros, conhecida como Segurobras, para as obras de infraestrutura. O governo do PT privatiza estradas, privatiza um porção de coisas depois de criticar FHC, mas também cria estatais, um caso típico de esquizofrenia administrativa.
Não esqueçamos que criar empresa é urgência urgentíssima, e então ela foi criada por medida provisória. Os cumpanheiro devem estar felizes, mais cargos polpudos no Governo Federal.
A nova Agência Brasileira Gestora de Fundos e Garantias, tem por função viabilizar as apólices e as garantias de obras de infraestrutura, poderá comprar participações em seguradoras já existentes, como a SCBE (Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação), e pretende abocanhar uma fatia do mercado das seguradoras brasileiras que faturaram R$ 105 bilhões em 2011, volume 16,6% superior ao de 2010. Só para perguntar: o orçamento não está estourado em R$ 40 bilhões? Os professores das Universidades não estão em greve há mais de 100 dias? Tem dinheiro para abrir estatal?
Por óbvio ao não ter confiança no mercado a empresa Tabajara Segurobras deverá ter condições privilegiadas para ganhar mercados de interesse do governo, que são as obras de infraestrutura e também devemos considerar que a participação estatal despertará dúvidas quanto à melhor gestão de riscos dos empreendimentos que segurar, uma vez que o governo participa das obras, representa grande parte do risco político e também seria o vendedor dessas apólices. Não tem algo cheirando podre aí?
O setor de seguros já havia reagido no fim do governo Lula da Silva, quando a proposta havia sido apresentada. As críticas fizeram com que ela fosse arquivada, mas Dilmão pensou, se o Lula da Silva tentou e não conseguiu, eu faço e aconteço.
Bastou um Mensalão no STF, uma CPI no Congresso, e lá foi a Medida Provisória que criou mais uma Estatal. Durante o Regime Militar era assim, criavam-se estatais na calada da noite, agora também é assim.
O Regime Militar era uma ditadura de direita sem consistência ideológica, o Regime do PT é uma ditadura fascista com cores claras da década de 20 e 30 da Itália de Mussolini.
Vivas ao retorno das Organizações Tabajara! A gente já sabe onde vai dar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!