Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

O Adversário






O Adversário
Emmanuel Carrère

Sinopse:

Durante mais de dez anos, de segunda a sexta-feira, Jean-Claude beijava a esposa e embarcava em seu BMW rumo a uma fantasia cuidadosamente arquitetada. Para toda a família, ele era um médico da Organização Mundial de Saúde. A suposta jornada de trabalho era cumprida em restaurantes à beira de estradas ou em passeios. Para dar mais veracidade à sua história, ele chegava a visitar a sede da OMS, na Suíça, de onde retornava com vários papéis timbrados, numa tentativa de manter a farsa. Quando suspeitou que estava para ser desmascarado, o falso médico não hesitou - preferiu eliminar as pessoas que amava e que gostaria que fossem poupadas de tamanha humilhação. Em 9 de janeiro de 1993, os vizinhos que se aglomeravam diante da mansão dos Romand testemunhariam a retirada de dois sacos plásticos, cinzentos e lacrados, com os corpos de seus filhos. Em seguida, a equipe de resgate traria para fora a mãe das crianças, Florence, já sem vida. Finalmente, ainda vivo e com fraco batimento cardíaco, Jean-Claude. No dia posterior ao assassinato da família, descobriu-se também que Jean-Claude matara ainda o pai, a mãe e o labrador dos pais. Intrigado por esse crime brutal, Carrère passou a se corresponder com Jean-Claude antes, durante e depois do julgamento, tentando compreender também a razão que levou Jean-Claude a viver todo esse tempo por trás dessa máscara.

O que penso:

Apesar dos percalços da tradução, o livro de Emmanuel Carrère nasceu um clássico da literatura. Há um excelente filme protagonizado por Daniel Auteil que é uma obra cinematográfica de relevo e que tem forte ancoragem no livro. Há uma cópia integral em francês na Internet (Youtube).  A prosa do livro é muito interessante, cuidadosa, genial, na medida que coloca claramente o dilema entre o romance fantasia e o romance real, a dor psicológica e moral do autor em relatar os fatos cometidos por Jean-Claude Romand sem que se comprometa com o reabilitar ou dar notoriedade a um ser humano autodestrutivo, com uma personalidade bastante controversa. O livro tem o grande e inestimável mérito de tornar o personagem, que é real, num personagem riquíssimo, que não tem outro igual no mundo ficcional, na medida em que real. Os conflitos as dores, dão ao leitor uma imensa dor de cabeça interpretativa, um questionamento de nossa própria existência! Junto com o livro O Impostor de Javier Cercas, têm produzido uma imensa discussão no mundo literário, e só por isso, o livro já é excepcional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!