Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

terça-feira, 1 de maio de 2012

Menina a la Moda




Como bom observador da sociedade imperial Joaquim Manuel de Macedo foi um grande cronista da Corte, escreveu um livro maravilhoso, que foi objeto de exegese por meu mais ilustre e querido amigo o Dr. Luis Fernando Lopes Pereira, que é “A Carteira de Meu Tio”! quem ainda não leu este monumento da observação da política e do direito no Brasil durante o Império, deve fazê-lo, e se um dia, tiver a oportunidade de participar de uma apresentação da obra pelo Dr. Luis Fernando, não o perca, é simplesmente algo maravilhoso, que nos faz amar ainda mais este país e sua Constituição do Império! É claro!
Aqui vai um poema de Joaquim Manuel de Macedo para além de constatar os costumes da época, é um retrato fiel de como são todas as mulheres, em todos os lugares, em todos os tempos! Que elas nunca deixem de ser assim!




Menina a la moda

- Ai, Maria! Vem depressa,
Desaperta este colete!
Eu me sufoco... Ai já temo
Estourar como um foguete!

- Nhanhanzinha está tão bela!
Mas, enfim, dá tantos ais...
- Oh! espera! Estou bonita?
Pois então aperta mais!

Joaquim Manoel de Macedo
(1820-1882)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!