Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

terça-feira, 3 de julho de 2012

Brasil, um país subserviente


Escandaloso para a nossa história os fatos que envergonham o Brasil, como a recente e absolutamente desnecessária confissão pelo chanceler Uruguaio, de que a Venezuela foi admitida como membro permanente do Mercosul por pressão de Dilma Roussef e Cristina Kirchner.
Num organismo multilateral em que as decisões só podem ser tomadas por  unanimidade como na Comunidade Europeia e no Mercosul, o fato de suspender um membro jamais autoriza a incorporação de novo membro pela falta de uma condição sine qua non do direito, a unanimidade.
Com a recente denúncia do chanceler do Uruguai, fica patente a atitude subserviente do Brasil à política de Kirchner e Chávez, fica patente que nossa diplomacia não mais se faz no interesse do Brasil, mas no interesse do PT, dos políticos do PT, da esquerda burra e retrógrada do país.
Escândalo, o Brasil de potência regional é hoje uma mera sombra de gigante abobalhado que segue as diretrizes dos países de língua espanhola, que nunca se entendera, a não ser quando para tirar vantagem da fraqueza do Brasil.
Os partidos políticos do vizinho Uruguai, Colorado e Independiente, de oposição, decidiram ontem convocar o ministro das Relações Exteriores, Luis Almagro, para dar explicações no Senado sobre a transformação da Venezuela em membro pleno do Mercosul, na medida inclusive de suas pouco confiáveis declarações de que a suspensão do Paraguai não implicaria necessariamente a incorporação da Venezuela. Aliás, tal fato ofende, menoscaba e é um acinte à soberania e aos tratados com a República do Paraguai.
Os partidos uruguaios em decisão honrosa e respeitável declararam que não mais participarão das decisões do Parlamento do bloco se lá não tiverem acento os deputados paraguaios. Que lição de dignidade e de respeito à população do Paraguai, porque por mais que seja incompreensível que os Parlamentos do Mercosul não sejam eleitos mas mero conchavo entre as elites políticas dos países membros, a exclusão do Paraguai é para lá de escárnio e de abuso público do discurso de soberania popular. Diga-se de passagem, a entrada da Venezuela no Mercosul ofende o parágrafo único do artigo 1º de nossa Constituição.
Para a o grupo de oposição ao subserviente Mojica, Almagro "mentiu" sim, quando disse a legisladores uruguaios que a suspensão da participação do Paraguai nas reuniões do bloco não precipitaria a entrada da Venezuela no Mercosul, repetimos, porque tal seria ofender e destruir as bases jurídicas sob as quais se assentam os tratados de constituição do bloco.
Almagro confirmou em recente entrevista o que chamou de intervenção "decisiva" da presidente brasileira, Dilma Rousseff, o que denota que a Representação do Uruguai se submeteu a uma intervenção estrangeira, que se submeteu ao poder político do PT, que foi jungida por razões outras que ferem a sua soberania.
O eterno sabe-se lá o que da diplomacia brasileira, o eterno Ministro sem Pasta do PT, o Rasputim do Planalto, Marco Aurélio Garcia, teve a desfaçatez de para retirar o escândalo da decisão inarredável de Cristina e Dilma dizer que a decisão de incluir a Venezuela no Mercosul foi proposta por Mujica, o que é rizível, e acatada pelos demais países.
Vamos alertar que as palavras do senador uruguaio Jorge Larrañaga, do Partido Nacional, ao classificar a suspensão do Paraguai e a entrada da Venezuela no Mercosul de "vergonha" e de "ato de entreguismo inédito na história do Uruguai", são hoje o sentimento generalizado de todos os brasileiros de bem, de todos os brasileiros que têm vergonha na cara, de todos os brasileiros que vêem sua pátria numa situação de vergonhosa ofensa ao direito internacional.
Foi dado o início para a desconstrução do Mercosul, foi dado o início da destruição do bloco econômico sonhado no passado em que os países do cone sul pretendiam desenvolvimento com democracia.
O Mercosul só seria possível com países realmente democráticos, hoje temos uma Argentina sob o tacão populista de Cristina Kirchner onde não há qualquer segurança jurídica, uma Venezuela e Bolívia com ditaduras disfarçadas de socialismo moreno, de ditadura popular e um Brasil senhores, que absolutamente não pode deixar de perceber que caminhamos para uma ditadura popular com a incrível, nefasta e ampla instrumentalização do Estado pelo PT, o que torna a política do estado brasileiro subserviente aos desígnios do PT, nunca aos do povo brasileiro.
Vergonha, nada mais que Vergonha, nos causa a atuação do Brasil.

P.S. Nova bandeira nacional, correspondendo ao fato de o Brasil ser agora o laranja da Venezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!