Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Um país sem planejamento e desgovernado



Todos já sabemos que no primeiro semestre o governo federal superou as estimativas de gastos do orçamento em mais de 40 bilhões de reais, mas que este excess não se tratou de investimento, mas de custeio.
A máquina pública brasileira, gigante e ineficiente voltou a ser um peso para a sociedade brasileira, cujo único responsável é o governo que abandonou no segundo governo Lula da Silva os pilares de restauração econômica duramente construidos no governo FHC!
Assim, não é surpresa que o nosso Brasil tenha registrado no semestre a criação de apens 1.047.914 vagas com carteira assinada, já que os setores que mais empregam vem subrepticiamente sendo desvalorizados pelo atual e pelo anterior governo. O número que representa uma queda de 25,92% em relação ao mesmo período de 2011 e reflete a desaceleração da economia brasileira neste ano, não é apenas reflexo da crise econômica externa, mas a denúncia da incapacidade dos governos do PT de construirem um planejamento, bem como de eleger prioridades econômicas que sustentem otimismo nas forças produtivas!
Um Estado paternalista, instrumetnalizado para ser governado permanentemente por um grupo de sindicalistas pelegos de pseudo-esquerda, não é capaz de dar conta das necessidades estruturais da sociedade e da economia, tornando-se crescentemente deficitário, situação que quem viveu os anos 70 e 80 já sabem no que dá.
Os dados são do insuspeito Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), e foram divulgados nesta segunda-feira, dia 23 de julho, e representa o saldo entre as admissões e os desligamentos no período, constituindo mais um alerta sobre a política de valorização de produtos primários e commodities que não agregam valor, apenas enriquecendo o baronato terratenente brasileiro. E este é um governo do povo?!.
Est saldo de janeiro a junho representa o pior resultado para o período desde o primeiro semestre de 2009, quando foram geradas 397.936 vagas formais. Ou seja, nada de novidades no front, era o que já divizavamos há muito tempo. Ao estimular a subida do dolar, o governo desgovernado e nada planejado do PT apenas arruinou um pouco mais o que já estava ruim!
O desempenho fruto do fraco avanço da economia reusltado das amanteigadas decisões do ministro da Fazenda se acha abalado por fatores como o alto endividamento das famílias, diminuição crescente do superavit primário do governo federal e a crise internacional. O PIB (Produto Interno Bruto) cresceu míseros 0,2% no primeiro trimestre e o último dado de atividade do Banco Central, de maio, mostrou novo recuo, o que não é surpresa.
Crescer este ano em 2% já é um sonho, inflação abaixo de 6% é uma esperança cada vez mais distante! Já vi esta história, uma pena que o povo tenha contribuído com seu voto para frear a esperança que o Plano Real nos deu, elegendo dois governos incompetentes, que sequer, quando na oposição apoiaram o plano que permtitiu o resgate de nossa cidadania, e isto sim a retirada de milhares de brasileiros da pobreza e não o paternalismo barato do Bolsa "miséria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!