Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O Brasil mudou?

 

 

Hoje na folha, Fernando Rodrigues escreve que “Há um clima de "o Brasil mudou" no ar. Tem sido comum ouvir e ler que foi "histórica" a decisão do Supremo Tribunal Federal de condenar réus do mensalão.”

Mas será que mudou mesmo? Acredita o reporte que houve nestes últimos anos inegáveis avanços institucionais. Para ele o STF trilha um caminho coerente e convergente com estes avanços. Mas pergunto, como se temos ministros escolhidos pelo seu sexo, pela sua cor e por sua amizade e subserviência? Nosso processo civilizatório não faz um caminho em direção ao acréscimo de qualquer coisa, mas apenas o de tornar a hipocrisia da aparência a certeza da permanência de valores que remontam ao período colonial.

O Mensalão e seus crimes correlatos têm para o repórter como gênese duas razões principais. “Primeiro, a certeza quase certa (que existia) de impunidade. Segundo, e mais importante, o caldo de cultura em vigor dentro do Congresso e dos meios políticos para que muita gente corrompa e seja corrompida.”

Infelizmente isto não mudou em nada, basta aguardar para ver que o julgamento do Mensalão está melado, e que daqui alguns anos vamos saber que tudo deu em nada apesar de toda a encenação midiática que hoje se nos apresenta. Dias Toffoli, Lewandowski e Joaquim Barbosa fizeram tudo que poderia ser feito para melar o processo, agora é só aguardar!

O Mensalão foi o responsável por vergonhosas emendas constitucionais como a 41 e a 47, que por terem sido votadas com ações criminosas, com certeza deveriam ser excluídas do texto constitucional, mas onde haverá um Supremo à altura de fazer isso?

Ainda mais significativo e apontado no texto de Fernando é que absolutamente “nada foi feito para atacar a segunda razão do surgimento do mensalão. Ao contrário. A miríade de partidos políticos só faz aumentar. Basta lembrar que no início do governo Lula, em 2003, existiam apenas 25 das atuais 30 legendas. Muitas dessas agremiações vivem penduradas nas tetas do dinheiro público. Não têm votos, só que aparecem na TV e no rádio (tudo pago com verbas estatais) e ganham um naco generoso do Fundo Partidário.”

Isto mesmo, nada foi feito e nada será feito, porque o estamento político tem agura um demiurgo poderoso Lula da Silva que se serve espetacularmente bem de todas estas regras que permitem a perpetuação de um Estado corrupto e corruptor, agora todo instrumentalizado pelo PT, nada será feito, porque Lula da Silva, se contorce de prazer em pensar que fabrica políticos do nada, para impor ao povo brasileiro uma ditadura fascista que se instala sorrateiramente na sociedade brasileira

Não podemos esquecer a frase com que terminou o seu escrito e que é paradigmática:

 

Aliás, os brasileiros nas urnas têm dado um recado ambíguo: a maioria não está nem aí para o mensalão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!