Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Sono





Sono
Haruki Murakami

Sinopse:

Ela era uma mulher com uma vida normal. Tinha um marido normal. Um filho normal. Ela até podia detectar algumas fissuras nessa vida aparentemente perfeita, mas nunca chegou a pensar seriamente nelas. Até o dia em que deixou de dormir. Então, o mundo se revelou. Um mundo duplo de sombras e silêncio; um mundo onde nada é o que parece. E onde ela não pode mais fechar os olhos.

Como penso:

Este livro de Haruki Murakami é muito intrigante. Para aqueles que têm dificuldade para dormir e para aqueles para quem dormir é sempre um peso, uma perda de tempo, a personagem principal do livro é paradigmática, porque ao ficar 17 dias sem dormir, e a cada dia mais alerta, mais inteligente, mais capaz, mais decidida, a vida ganha conotações e coloridos que lhe mostram outra sensibilidade e outra compreensão do mundo.
Uma prosa genial, que pode ser lido de uma sentada em 4 horas e fica um sentimento de que se gostaria de ler mais, de que a história pudesse se estender na realidade por 17 dias, que não precisássemos dormir. Apesar de ser uma pequena novela, o texto traduz a genialidade do prêmio Nobel, e nos faz desejar ler mais obras. Guardo uma relação de intimidade com a protagonista, porque é quando temos dificuldade de dormir que enxergamos o mundo com suas características mais distintas e mais matizadas, produzindo intensa angústia, mas também nos dando a promessa da realização de muitos desejos sobrestados pela necessidade do SONO!
Leitura muito agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!