Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

domingo, 9 de setembro de 2012

O Grito do Ipiranga segundo Pedro Américo




O livro escrito a seis mãos pelo pai Luiz Ernesto Wanke, e pelos filhos Marcos Luiz Wanke e Sérgio Ricardo Wanke, busca contar a história do quadro de Pedro Américo a partir de cartas adquiridas após um extraordinário achado em sebo de Curitiba, do próprio pintor ao Barão Homem de Mello, conselheiro do Império e um dos próceres que permitiram a construção do Monumento do Ipiranga, hoje Museu da USP.
As cartas são interessantes e mostram um pintor muito pouco comprometido com sua nacionalidade, muito mais preocupado em voltar para a Itália onde residia e onde sempre pretendeu morar.
Seu pouco amor e pouca consideração pelas coisas do Brasil fizeram com que perdesse a graça do Imperador Pedro II, que teve de ser convencido a lhe dar a encomenda do famoso quadro em 1885 e que apenas foi inaugurado no Monumento em 1895, já findo o Império.
Apesar do achado, apesar do inusitado da história, apesar de ser um tema absolutamente intrigante e espetacular, os autores acabam perdendo-se em comentários absolutamente desnecessários, e muito superficiais. Particularmente o capítulo sobre “UMA INTERPRETAÇÃO MAÇÔNICA” é particularmente ruim e acaba resvalando em crendices absolutamente anacrônicas e sem nenhuma conexão com o objeto do livro.
A busca de ao final promover um julgamento de Pedro Américo é também um aspecto lamentável de uma descoberta brilhante!
O livro tem uma prosa que não é agradável, uma revisão para lá de ruim, e não pode ser lido como um texto acadêmico.
Se vale a pena lê-lo, isto se deve apenas e exclusivamente por pequenos dados históricos para quem nada sabe da história do quadro!
Uma promessa que não se cumpriu, infelizmente, não recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!