Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

sábado, 15 de setembro de 2012

Proposta de Intelectuais incendeia a Argentina





A Argentina consegue superar-se sempre em tornar a sua história cada vez pior, mais confusa, caudilhesca e dar mal exemplo para a América Latina!
Hugo Chavez o coronel no poder na Venezuela, que faz Constituições arremedos de lei fabricada sob medida para a perpetuação do ditador de plantão, vem tentando implantar ditaduras fascistas na América Latina, exportando o seu modelo de terror, de violência política, de desmandos e corrupção!
Vem agora intelectuais, se é que podemos chamar isso de intelectuais propor a re-reeleição de Cristina Kirchner na pobre irmã do Prata. Mas felizmente a tradição de combatividade política do povo argentina levou  milhares de manifestantes, convocados pelas redes sociais, a reuniram-se em Buenos Aires para protestar contra a proposta de mudar a lei para que a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, possa se reeleger mais uma vez, em disfavor do Ordenamento Jurídico do país.
O protesto que ocupou a praça de Maio com o tradicional bater de panelas e cartazes de "não à re-reeleição" é a mais legítima manifestação de um povo que luta por proteger, por defender a democracia. Ainda foram registradas manifestações em outras cidades argentinas, como Rosario, Córdoba, Mendoza, Mar del Plata e Bariloche.
 A atual governante que foi eleita em 2007 e reeleita no ano passado para dois mandatos de quatro anos, Cristina Kirchner, precisaria de uma maioria especial de dois terços dos deputados e dos senadores argentinos para mudar a Constituição e poder se candidatar a um terceiro mandato, mas todos nós sabemos que isto não é um obstáculo assim tão formidável em países cuja democracia é tão recente e frágil.
Sem defender o Estado Democrático de Direito, sem defender o princípio da alternância no Poder, um dos princípios fundamentais deste tipo de Estado, a presidente de forma ambígua afirmou:
"Seja qual for o lugar que me cabe, farei o que sempre tenho feito, que é militar e trabalhar. Não faço outra coisa da vida".
Não podemos esquecer que neste ano, seu governo já implantou uma série de medidas de controle do dólar para tentar estancar a fuga de divisas, desagradando a setores da população e gerando insegurança no mercado, enfraquecendo a economia Argentina, afastando investidores, e trazendo novamente para aquele povo outrora orgulhoso de ter a maior renda per capita da América Latina, a vergonha de como nós, ter o seu período de República de bananas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!