Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Sábado ou Domingo




Discutiam acaloradamente sobre a guarda do sábado ou do domingo. Cada um com suas certezas.
Não lhes parecia um assunto banal, na medida em que a bíblia mandava guardar o dia do Senhor. Mas este era o sábado ou o domingo?
Não conseguiam entrar num acordo minimamente razoável, cada um aferrado a suas certezas. Ficou a discussão cada vez mais acalorada.
O que acreditava que era domingo perguntou ao que cria que era o sábado, porque os concursos públicos em um Estado laico eram no domingo, já que o domingo era o seu dia santificado. O outro estufou o peito e disse que jamais faria uma prova no sábado e que assim os tribunais reconheciam seu direito de fazer em outro dia.
Nenhum dos dois percebeu que o que interessava era a laicidade do Estado, e que se um não podia fazer no sábado, o outro tinha que ser respeitado pelo seu domingo. E com certeza a quarta e a sexta também eram sagradas para outras religiões da terra e não tanto desta terra!
Permaneceram levantando argumentos sobre a santidade do domingo e do sábado, incansáveis em sua luta por terçar provas e fatos que comprovassem a sua verdade sobre o dia Santo.
Para espanto de ambos, sentados numa terça-feira dia 31 do ano, tomando um refresco de limão à beira da calçada, viram aproximar-se um sujeito vestido como um mendigo, sorridente e desdentado.
Aproximou-se dos dois contendores e pediu um cigarro. Não tinham.
Perguntou entre íntimo e cúmplice se tinham uma cachacinha. Acharam-no desaforado!
Sorriu com suas gengivas aparentes, retirou umas moedas do bolso, contou-as, e pediu alguns centavos para comprar um “martelinho”.
Novamente, retorquiram, aquilo era um abuso, pespegaram-lhe todo tipo de adjetivos negativos e o exortaram a corrigir a vida torta que levava.
O sujeito que permanecia alegre, de uma alegria jovial e pura, disse-lhes que vivia bem, muito obrigado, e que quem deveria mudar de vida eram eles, ali perdendo o seu tempo, negando toda sorte de bondades aos outros.
Pensaram um pouco, e fizeram um trato com o mendigo. Se lhes dissesse que dia era e qual o dia mais santo, eles lhe pagariam um refresco e um pão com pernil de peru.
O mendigo pensou, negociou uma cachacinha no lugar do refresco, mas diante da recusa, aceitou o trato.
Disse-lhes então que acreditava que aquele deveria ser dia 5 de junho de um ano qualquer, porque não faria qualquer diferença ser este ou aqueloutro dia, e na realidade não havia dia isso ou aquilo, apenas convenções que os homens usam para submeter uns aos outros.
Santificado eram todos os dias que tinha o que comer, onde dormir e quando encontrava pessoas que como ele eram capazes de sentir fome, sono, sede, frio, calor, compaixão. Assim, se Deus tinha um dia santificado, com certeza não seria o sábado ou o domingo, visto que as pessoas se desentendiam sobre esses dias, deixavam de cumprir suas obrigações nesses dias e ainda acreditavam que os outros tinham que acreditar em suas sandices dogmáticas.
Revoltados, negaram-lhe o pão e o refresco, ao que ele respondeu com um sorriso e retorquiu.
No dia em que santificassem o dia do Senhor, não esquecessem de honrar seus compromissos, já que em Deus não há tempo, nem ontem, nem amanhã, mas com certeza haverá de honrar seus compromissos.
O primeiro deles amar a todos os homens sem distinção o segundo perdoar sem limites. Se é domingo ou sábado, pouca diferença faz, a não ser como homenagem que a hipocrisia presta à virtude!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!