Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

sábado, 4 de janeiro de 2014

Esquilos de Pavlov






Sinopse:

Ciprian Momolescu é um jovem romeno que vive de bolsas artísticas em peregrinação pela Europa na companhia do gato Li Po. Enquanto narra a sua história, Ciprian redesenha os mitos familiares deixados para trás - o pai, poeta frustrado, autor de livros infantis sobre um ursinho metalúrgico, a mãe hesitante, o avô decadente e todo um ambiente afetivo que se arma e desarma na cadência frenética desta prosa. Ao receber uma bolsa da obscura fundação Das Beckwerk, em Copenhague, ele se depara com artistas desencantados, estátuas profanadas e a figura fugidia da Senhora Pavlov, que fará a ele e a seus companheiros uma proposta ambígua, crucial, que acaba por revelar um inusitado caminho. Em 'Esquilos de Pavlov', a artista visual e poeta Laura Erber entremeia a escrita do romance com uso de coleção de fotos que dialogam com a narrativa, criando uma intertextualidade entre a palavra e a imagem. A autora se apropria com liberdade das bases do romance de formação para construir uma ficção impiedosa, por vezes lírica, marcante não só pelas frases precisas e espirituosas, mas pela maneira distinta de fazer literatura.

Minha Opinião:

A autora, é formada em Letras, com mestrado e doutorado além de  residências artísticas na França, Alemanha, Bélgica, Cuba, com trabalhos expostos em centros como o MAM, no Rio, e a Fundação Miró, em Barcelona. Já publicou livros de poesia por editoras independentes, em 2010, fazendo pesquisas na Dinamarca para o doutorado, ocorreu a ela esse nome, Ciprian Momolescu. "Nas minhas poesias, já apareciam vozes que não eram mais a minha. Então surgiu a necessidade mesmo de criar esse personagem".
Interessada em testar formas narrativas enquanto refletia sobre arte contemporânea, produziu um romance agradável, inteligente, rico em erudição, leve e solto, com inflexões de linguagem e pensamento novas e enriquecedoras.
Não queria tratar do tema com a poesia ou num ensaio crítico. "Fui dando vida a esse narrador que deflagrou o processo criativo e outras questões que eu vinha pensando foram tragadas pela narrativa. O romance acabou sendo um lugar onde eu pude fazer uma articulação, uma mistura de colagens desses relatos que eu vinha acumulando", explicou para esclarecer a experiência mais que exitosa.
Nesta história, Ciprian é um artista romeno que vaga pela Europa de residência artística em residência artística. Seu pai também experimentou a arte, mas seu contato com o Surrealismo foi frustrado e ele acabou sustentando a família com a história que criou, do ursinho metalúrgico que tem a chance de ganhar o mundo, mas volta sempre à rotina. Ao seu lado, o gato Li Po. Às vezes, uma mulher. No fundo, relações familiares precárias, numa obra que traz nomes de artistas do mundo todo, nos lançando como que numa enciclopédia da arte contemporânea pelos olhos e reflexões de Ciprian.
O livro é brilhante, de uma leitura que beira o fascínio, esperamos que seja o primeiro de inúmeros romances, que nos prometem uma nova abordagem da linguagem e sua relação com a arte.
Imprescindível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!