Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

terça-feira, 24 de abril de 2012

Sonnet



Je vis, jê meurs: jê me brule et me noye,
J´ay chaut estreme en endurant froidure;
La vie m´est et trop molle et trop dure;
J´ay grans ennuis entremeslez de joye.

Tout à um coup jê ris et me larmoye,
Et em plaisir maint grief tourment n´endure:
Mon bien s´en va, et à jamais il dure:
Tout en un coup jê seiche et jê verdoye.

Ainsi Amour inconstamment me meine:
Et quands je pense avoir plus de douleur,
Sans y penser je me treuve hors de peine.

Puis quand je croy ma joye ester certeine,
Et estre au haut de mon desire heur,
Il me remet en mon premier malheur.


“Eu vivo, eu morro: eu me queimo e me afogo,
E sinto frio e uma extrema quentura;
É-me a vida suave e muito dura;
Entre alegrias e tristezas vogo.

Já sorrisos em lágrimas derrogo,
Já prazeres se mesclam à amargura:
Meu bem se vai, e para sempre dura;
E me resseco, e reverdeço logo.

Assim Amor me conduz, inconstante;
E, se me vejo em dor profunda ansiar,
O meu sofrer se esvai no mesmo instante.

Depois, se creio a tristeza distante,
E a almejada ventura enfim lograr,
À dor primeira Amor me faz tornar."


Poema de Louise Labé
(1526-1566)
Tradução de José Jeronymo Rivera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!