Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

terça-feira, 24 de abril de 2012

Violência na Infância


Muitas vezes nos perguntamos por que há um crescimento vertiginoso da violência na escola?

Quino nos aponta uma resposta:



Mais que isso, havia em tempos passados muitos mecanismos para que se desse conta da vazão absolutamente natural do período da adolescência por violência. Podíamos jogar futebol na rua, bets, voley, podíamos inclusive andar de bicicleta, sentar na beira da calçada para tomar picolé! Hoje, não podemos sair à rua sem o medo de violência, do adulto; não podemos sair porque temos computadores, videogames, televisores e muitas outras coisas que nos isolam num mundo absolutamente artificial, sem qualquer contato com o Outro real. Nossos contatos, pobres e fortuitos se fazem por meio de teclados, monitores, tablets, smartphones, enfim, por meio de um aparato tecnológico que ao aproximar-nos virtualmente, multiplicam nossas distâncias reais.
Daí que o único espaço verdadeiro de convivência é a escola, onde naturalmente a violência deverá manifestar-se para que possamos crescer um pouco mais saudáveis. Assim, a violência não é propriamente uma anomalia, mas um desvio do desenvolvimento natural para espaços contidos. As meninas, cada vez mais violentamente empurradas para comportamentos masculinos, começam a representar um problema, na medida em que ao mimetizarem o desenvolvimento do menino, perdem seus referenciais biológicos e passam a ser ainda mais violentas que seus pares masculinos. Daí o que é que esperamos de uma civilização que restringe o espaço de convívio a espaços cada vez mais estanques, e com contatos cada vez mais mediatizados por uma tecnologia que nos torna ainda mais estranhos ao Outro? Este Outro que é necessariamente parte de nós mesmos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!