Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

sábado, 21 de abril de 2012

Li, gostei, recomendo e acredito que só soma, mesmo que discordando!



Neste livro, o autor busca tirar a filosofia da sala de aula para debatê-la em praça pública, escrevendo sobre o mundo no século XXI com o objetivo de chacoalhar os leitores e libertá-los da apatia e da neutralidade.

Comentando:

Na mesma perspectiva de Zizek, Pondé nos faz pensar em nossas hipocrisias, nos faz ver que não somos nada próximos de nosso discurso politicamente correto, nos questiona sobre avanços que realmente não são progressos, mas antes de tudo um descaso com a realidade. Sim, parece-me que somos trágicos e cínicos órfãos de nossas verdades pessoais!
Alguns leitores o taxam de imaturo e egocêntrico. Pergunto, alguém viu por ai algum homem maduro? Que saiba só há homens maduros adubando a terra nos cemitérios! Quanto a serem egocêntricos, não há qualquer motivo para discutir, já que todos somos radicalmente livres porque absolutamente existentes dentro do limite estreito de nosso próprio sujeito
Não concordo com tudo que Pondé pensa, mas com a maior parte do que escreveu, principalmente porque me faz pensar, faz doer. Ora, quem tem medo de pensar e sente medo da dor de saber que nada que pensa tem valor para além de sua pobre e finita existência, deve evitar a leitura, sob pena de julgar insano o escritor, atestado de sua própria insanidade.
O feminismo histérico não percebeu ainda, quando faz críticas a Pondé, que ele não é contra a mulher, nem póe em dúvidas suas conquistas. O que ele questiona é, se esta mulher nova que é fabricada por uma sociedade de moe identidades, que destrói tudo que acha construído na história, é a mulher que o homem quer. Ora, quem entende de que mulher os homens querem são os homens, quem entende de que homem a mulher quer, são as mulheres, e sito só mudaria se, invertidos os papéis, trocadas as máscaras, pudéssemos ser absolutamente outros, estranhos a nós mesmos, estupidamente corretos no pensar, absolutamente indistinguíveis em nossos valores.
Realmente não quero um mundo melhor, quero multiplicidade, diversidade e absoluta Liberdade. Assim, talvez, o mundo não seja apenas melhor, mas seja um mundo humano!

2 comentários:

  1. RESPOSTA DE PONDÉ SOBRE O QUE FALTA ÁS MULHERES -As mulheres devem sempre buscar igualdade diante de um tribunal da lei e de salários. Mas homens e mulheres não são iguais. O tema da igualdade fora desse contexto jurídico e trabalhista, é um enorme erro e coisa de mulher infeliz, que só conhece homens ruins. Pena que as mulheres mais felizes não têm tempo para escrever sobre a relação delas com os homens.SENDO ASSIM PODEMOS COM TODA CERTEZA AFIRMAR QUE PONDÉ NÃO É CONTRA AS MULHERES NEM Põe em dúvida suas conquistas...

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Fátima, Pondé não é misógino, e uma leitura incorreta de sua postura realista das relações e despida de falsos chavões moralistas, é o que permite compreender que não há machismo no seu pensamento, mas um instigante provocar para repensarmos nossas certezas.

    ResponderExcluir

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!