Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

segunda-feira, 23 de julho de 2012

A vida vale a pena só por hoje!




Muitas vezes buscamos nos outros a solução para nossa felicidade, para nossas angútias. Apenas nós mesmos podemos encontrar as razões que nos sustentem e nos tragam felicidade e alegria! Exigir do outro que o faça é transferir e destinar um pesado encargo, um fardo injusto! Não pensamos isto apenas por nossas mazelas e por nossas faltas, mas por todos que cercam de humanidade cada um de nós! A tristeza é um estado que vivemos e escolhemos, a tristeza é uma forma de exercício de poder e de projeção de culpa! Perversamente a tristeza, a angústia e a dor podem se tornar o objeto de prazer! A expectativa de que o outro todo o tempo nos console e seja responsável por nossa felicidade é escravidão para nós e para o outro! Por ser falta de liberdade e de escolha, afasta aqueles que são livres, aproxima os que são escravos de si próprios e de suas certezas! Devemos refletir, que o que verdadeiramente aproxima e afasta as pessoas é a liberdade e a felicidade que proporcionamos, e quando nos vemos sozinhos não devemos temer reconhecer nossas responsabilidades! Ao forte sempre a força! Ao fraco sempre o abandono! Não porque assim tenha que ser, mas porque é assim que escolhem o forte e o fraco! E importante é perceber que amor é doação gratuita, é desejo de ser feliz e não pode ser curativo do sofrimento e da dor do outro! Amor que pressuponha ou exija reciprocidade não é amor, é contrato, está nun nível de compreensão e de sentir distinto do amor que compreendemos como verdadeiro. Impossível que ainda não percebamos, impossível que ainda acreditemos nos poderes demiúrgicos do outro e não percebamos nossas responsabilidades em nossas próprias vida! Não podemos, e muitas vezes não queremos o que é o mais saudável, sustentar ou dar alegria àquele que não a encontra em seu próprio exisitir. Não há sentido em existir, não há sentido na vida, nada há que nos seja dado como natural, o que há, é o desejo de viver intensamente o amor, a troca gratuíta, a beleza e a alegria de um novo dia, que pode ser o último, ou apenas mais um, mas que importa?!
Amar é doação, amar é felicidade, se o que sinto não me faz doar-me, não me faz feliz, não é amor, é outra coisa, que desfaz do amor, que desfaz da vida! Operar a transformação em nós mesmos é o milagre de romper com nossas cadeias, com nossa escravidão do medo e da tristeza!
A vida vale a pena só por hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!