Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Não gosto de ver suspeito na primeira página, diz autor de 'Richthofen'



FABIO ANDRIGHETTO
da Livraria da Folha
A exposição de suspeitos de crimes pela mídia preocupa Roger Franchini, advogado, ex-investigador da Polícia Civil e autor de "Richthofen: O Assassinato dos Pais de Suzane" e "Toupeira: A História do Assalto ao Banco Central".
Segundo Franchini, exibir nomes e fotos de pessoas que ainda estão sendo investigadas leva ao linchamento público. Como consequência --principalmente quando o suspeito é inocente--, o dano provocado à vida pessoal e profissional pode ser irreversível.
E a imprensa já errou algumas vezes, como no caso da Escola Base.
"Não gosto da maneira como um mero suspeito é exposto na mídia. Não gosto de ver a 'cara' de um suspeito numa matéria de televisão, na capa de um jornal", contou em entrevista à Livraria da Folha. Ouça.
Em 2002, por meses a fio, após serem acusados planejar e assassinar os pais, Suzane von Richthofen e os irmãos Cravinhos ocuparam o noticiário policial.
"Richthofen: O Assassinato dos Pais de Suzane" narra os bastidores da investigação, desde o momento do crime até o seu desfecho. O livro apresenta as evidências que transformaram a jovem vítima em ré confessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!