Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Um Homem Bom




Sinopse:

Este livro relata a história de Aristides de Souza Mendes, quando a França foi invadida pela Alemanha nazista em maio de 1940, ele era o cônsul português em Bordeaux e viu-se perante um dilema - cumprir as ordens de Antônio de Oliveira Salazar, negando vistos para Portugal aos refugiados que os solicitavam, ou seguir a sua consciência, autorizando os vistos que significavam a diferença entre a vida e a morte para as pessoas, sobretudo judeus. O cônsul seguiu o caminho da sua consciência.

O que penso:

Rui Afonso nos brinda com um livro espetacular, muito bem redigido, de agradável leitura e fluente, o autor faz uma biografia muito bem equilibrada, fazendo-nos conhecer um período importante da historia de Portugal e do Ocidente europeu, sem muita mistificação. Mostrando o quanto os políticos e militares da França, da Alemanha, da Espanha e muitos outros países, contribuíram por sua desídia, para com o holocausto! São homens como Souza Mendes, e em menor grau Souza Dantas, que fazem com que possamos refletir sobre a natureza do dever, sobre o quanto a humanidade, o sentimento de pertença a ela, e o que constitui efetivamente a regra de ouro da conduta desejada aos homens de bem, ao homem bom! Uma leitura muito agradável, uma leitura que vale a pena!

HOMEM BOM, UM
Formato: Livro
Autor: AFONSO, RUI
Editora: CASA DA PALAVRA
ISBN: 8577341860
ISBN-13: 9788577341863
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Dimensão: 23 x 16 cm
Edição:
Ano de Lançamento: 2011
Número de páginas: 400

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!