Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

sexta-feira, 27 de julho de 2012

O envergonhado conúbio da República com os Evangélicos


(foto para o Planalto)


A sargentão Dilma começou seu período presidencial quase que irretocavelmente, nada podíamos falar, porque parecia desempenhar as funções de chefe de governo de maneria bastante adequada.
No entanto, começou a descarrilar já a partir do segundo semestre de 2011. Hoje a FOLHA nos brindou com a notícia de que a presidente Dilma Rousseff fez ontem uma recomendação ao presidente do PRB, bispo Marcos Pereira:
"Por favor, não me faça aliança com partidos que não são da base do governo".
Meus queridos cidadãos, um partido que tem como presidente bispo, não é partido, já que mistura o título administrativo religioso bispo com presidência de partido. Mais, além de ser uma aberração num Estado Republicano, em que se deve incansavelmente separar a religião e o Estado, ficamos no Brasil sempre a mercê de engodos. Bispos são os sucessores da tradição apostólica, este sujeito, o Marcos Pereira, pode ser qualquer coisa, mas bispo não é, melhor seria gerente administrativo da igreja tal! Não respeitamos tradições, não respeitamos valores e enganamos o povo, misturando religião e poder!
Dilmão em sua ação “rolo compressor” que busca eleger o ex-ministro incompetente Hadad, aliado de Maluf em São Paulo (quero esclarecer que até o apoio de Maluf a Hadad eu o admirava, hoje, como deixei de torcer pelo Vasco da Gama de Eurico Miranda, deixo de ser admirador do Maluf lulista), buscou envergonhada o apoio do Edir Macedo, aquele que é suspeito de várias coisas, fazendo fotos que escondem a ligação espúria. Não foi Stalin que expurgava desafetos das fotografias?
Dilmão mandou o recado, que foi relatado pelo próprio Pereira sem nenhum constrangimento, tendo acontecido seis dias depois de um jantar entre ele e o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra. Ficamos todos hoje surpresos pelo fato de desde as Revoluções Americana e Francesa termos buscado incansavelmente a separação do Estado e da Igreja, e agora, com a maior naturalidade vermos bancadas evangélicas, partidos de evangélicos, políticos fazendo alianças com “bispos”. Isto soa como escárnio.
O que o Marcos Pereira entendeu:
"Ela fazia alusão ao encontro com Serra. Para bom entendedor, uma palavra basta".
Por quê? A alusão é republicana? A alusão é democrática? Ou a alusão denuncia o favorecimento, o loteamento do Estado? A utilização espúria da religiosidade e da fé dos evangélicos para apropriação pessoal do Espaço Público?
(foto para a posteridade?!)

O tal Marcos Pereira abordou o tema durante visita da presidente aos estúdios da TV Record, em Londres, onde sem nenhum decoro e pudor fez questão de manter reunião reservada com o dono da emissora, Sr. Edir Macedo, e integrantes da cúpula da Record.
A presidente candidamente afirmou que pedirá votos onde já há polarização oposição versus governo, mas que vai esperar o cenário se desenhar nas cidades onde a base tem mais de um candidato.
Viva a República! Viva a indecência!
Pergunta que não quer calar:
Onde está a oposição democrática e republicana?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!