Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Guilherme II, O Último Imperador da Alemanha




Sinopse:

«Quem foi Guilherme II? Qual foi, afinal, a sua responsabilidade nos trágicos acontecimentos que conduziram à eclosão da Primeira Guerra Mundial? Seria, em termos de opção pessoal e política, Guilherme II mais imperialista ou belicista do que os seus contemporâneos Nicolau II da Rússia, Francisco José do Império Austro-húngaro, Vitor Emanuel II de Itália, Edward Grey da Grã-Bertanha ou Raymond Poincaré de França? [...]
Como era a relação entre Guilherme II e o famoso Chanceler Otto von Bismark? Foi Guilherme II o principal responsável pelo eclodir da «Grande Guerra»? Os trágicos eventos que conduzem à Primeira Guerra Mundial devem-se a uma decisão consciente e assumida de Guilherme II ou simplesmente à sua falta de coragem e de intervenção face às chefias militares? [...]
Qual era a situação social, política e cultural que se vivia na Alemanha antes da Primeira Guerra Mundial?»

O que penso:

Uma obra muito bem escrita por Mathias Fisher que traz algumas questões cruciais, entre as quais o fato de que durante 25 anos o Imperador Guilherme II viveu num país absolutamente pacífico, onde não houve qualquer tentativa de guerra expansiva, mesmo na perspectiva de uma expansão colonial que o Chanceler Otto von Bismark absolutamente não via com bons olhos.
A inveja e o medo da elite britânica de ser ultrapassada como potência europeia que fica patente ao criar a necessidade de colocar em seus produtos Made In Great Britain, e que ao contrário de por em questão a qualidade do produto germânico, fez este se tornar ainda mais apreciado e desejado.
Churchill um arrivista com mentalidade do século XIX irá junto com outras figuras da elite britânica procurar manter a todo custo a Inglaterra como única potência, o que lhe custará ao fim e ao cabo a dissolução do império britânico, o empobrecimento do Reino Unido e duas guerras mundiais provocadas pela insensatez dos políticos que não tinham estatura para compreender o nascente século XX!
Valiosa biografia! Restitui a Guilherme II seu importante papel histórico, desmistifica a monarquia, e traz à baila o questionamento do heroísmo de figuras contraditórias, como Churchill!

Guilherme II - O Último Imperador da Alemanha
Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 296
Editor: Principia
ISBN: 9789728818975

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!