Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

domingo, 1 de julho de 2012

Jânio de Freitas, dinossauro jornalístico





Na FOLHA deste domingo, um jornalista que se tornou nos anos 90 um referencial de seriedade e de denúncia de malfeitos, dá um exemplo de fossilização ideológica, o que aniquila a seriedade do que escreve.
Alega que em documento da Embaixada dos Estados Unidos em Assunção enviado ao Departamento de Estado, em março de 2009, desmentria a alegação de que a derrubada de Fernando Lugo fosse a reação à inaptidão presidencial por toda a sua apatia e incapacidade administrativa.
Quando temos um regime parlamentarista, os estamentos políticos representados no Parlamento, ao se depararem com a incapacidade do governo, promovem o que conhecemos por Voto de Confiança. Se este não acontecer, o gabinete cai, e se as forças políticas não conseguem formar um novo, convocam-ce novas eleições.
No regime presidencial, em que se confundem chefe de Estado e chefe de Governo, o único mecanismo político democrático para afastar um presidente incapaz é o impeachment, muito mais traumático, muito mais difícil, mas mesmo assim, um processo constitucional.
As conspirações palacianas sempre existiram e sempre existirão, porque parte da política real. Alegar que a ideia de que houve uma ação legítima e constitucional, no afastamento de Lugo, desaba sob a prova da longa conspiração,” não só é falsa, mas de uma ingenuidade terrível, o que macula a carreira de Jânio de Freitas.
Hoje na mesma folha o respeitado historiador Francisco Doratioto que escreveu Guerra Maldita sobre a Guerra do Paraguai, esclarece porque houve o impeachment e mostra claramente o respeito ao processo democrático e à constituição paraguaia!
Jânio de Freitas parece a velhinha de Taubaté, acreditando na teoria da conspiracyo, acreditando em teorias da conspiração, fazendo-nos crer que o Wikileaks é a fonte absolutamente irreprochável de toda informação relevante no mundo! Documentos secretos tão facilmente revelados, devem ter algo de mais secreto por trás? Que bela teoria da conspiração para defender o indefensável bispo prolífico e pedófilo.
Como diz o jornalista em sua coluna apesar de informado sobre a conspiração desde cedo, o governo dos Estados Unidos não produziu nenhum indício de defesa da democracia paraguaia.” Não produziu e não devia produzir, porque houve respeito ao processo democrático, dentro dos marcos politicos do Estado Paraguaio, e mais que isso, porque ao contrário do Brasil, não interviu nos assuntos internos do Paraguai.
Ao contrário do alegádo na coluna, os Estados Unidos foi mais democrático, respeitou mais o povo do Paraguai, sua soberania e sua constituição do que o Brasil. E se os Estados Unidos sabiam desde 2009 o que ocorreria, que belo serviço diplomático e de informação tem o Brasil, que foi incapaz não só de fazer, mas de saber o que ia acontecer no seu quintal!?
Jânio de Freitas, os Estados Unidos se adiantaram a reconhecer Federico Franco, porque ele é o legítimo governante constitucional do Paraguai, e porque enquanto o Brasil participava de uma reunião de chicana em Mendoza, os EUA aumentavam sua influência nas barbas do nosso perdido e atordoado país!
É assim, quem não tem competencia não se estabelece. De candidato a membro permanente da ONU, somos hoje candidatos permanetes a secundar Kirchner e Chávez.
Uma coisa nunca antes vista na história deste país!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!