Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Cassação de Requião por falta de Decoro Parlamentar Já!




As manifestações do Senador Roberto Requião contra o Congresso do Paraguay, são um abuso e um absurdo!
O excelentíssimo senador não tem sequer reserva moral para fazer críticas ao parlamento paraguaio. Vergonhosa a sua atuação quando se deu o impeachment dentro dos marcos democráticos e da sucessão constitucional no país vizinho.
Nossa Constituição teria cassado Lugo não agora, mas antes de sua diplomação posto que no artigo 17 está escrito:

Art. 17. É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos:
(...)
II - proibição de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou de subordinação a estes;
(...)
Basta que façamos uma recordação histórica da intervenção do Senador na eleição presidente constitucionalmente caçado para saber que ele foi caçado após muito tempo de desmando, e após interferências descabidas do Brasil para sua eleição e manutenção ilegítima na presidência daquele país. Leiamos a seguinte reportagem:

Ajuda de Requião provocou polêmica
O secretário de Estado da Comunicação, Airton Pisseti, participou ativamente da campanha, alegando sempre que tratava-se de uma colaboração voluntária e que não estaria cumprindo ordens de Requião
Desde o início da disputa paraguaia, o governador paranaense Roberto Requião declarou apoio a Lugo. O secretário de Estado da Comunicação, Airton Pisseti, participou ativamente da campanha, alegando sempre que tratava-se de uma colaboração voluntária e que não estaria cumprindo ordens de Requião. A imprensa nacional chegou a noticiar que Pisseti teria sido contratado para coordenar a campanha e que receberia pela função.
Os deslocamentos do secretário de Requião ao país vizinho chamaram à atenção da bancada de oposição na Assembléia, que passou a investigar ocaso. Com base no cruzamento de informações fornecidas pelo próprio governo com dados da companhia aérea Gol, o presidente da Comissão de Comunicação da AL, deputado Marcelo Rangel (PPS), revelou que Pisseti havia usado o cartão corporativo do governo do estado para pagar gastos com a campanha paraguaia. Segundo o parlamentar, ao menos duas passagens aéreas de Foz do Iguaçu para Curitiba, em datas que coincidem com as viagens do secretário ao país vizinho, teriam sido pagas com o cartão.
Informações do Sistema Integrado de Acompanhamento Financeiro (Siafi) –controle financeiro da Secretaria de Estado da Fazenda – , revelam que a pasta comandada por Pisseti liberou gastos que totalizam R$76.350,00, através do cartão corporativo, em datas que coincidem com as viagens ao Paraguai. O secretário garante que isso não passa de “coincidência”.
Rangel garante ainda que Pisseti realizou 50 horas de ligações ao Paraguai a partir de telefones da Secretaria.
O próprio secretário admitiu ainda que esteve no país vizinho em dias de expediente no governo do estado e se comprometeu a devolver parte do salário de R$ 11,9 mil. Todas as informações já foram repassadas ao Ministério Público (MP/PR), que investiga o caso.
Fonte: Jornal do Estado, publicada em 18/04/2008.

Ora, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) que fez uma análise em Plenário do Senado da República na quarta-feira (27), do impeachment sofrido pelo presidente do Paraguai, Fernando Lugo, esquece de todo o seu envolvimento na eleição do prolífico bispo católico!
Na avaliação do senador, as repercussões da decisão do Congresso Nacional da República do Paraguay podem acabar sendo prejudiciais aos interesses daquele país, sobretudo, na hipótese de entrada da Venezuela no Mercosul. Por óbvio o único congresso legítimo que ainda obstava a entrada do país que não tem democracia em nosso subcontinente, era o paraguaio, agora suspenso pelos estúpidos de plantão.
Requião explicou que a Venezuela somente não passou a ser membro do bloco devido a posição contrária do Paraguai, o único país que foi sério o suficiente e tinha um congresso livre o suficiente para barrar o sócio de Requião, nas risíveis promessa de Puebla e do socialismo moreno, que de socialismo só tem a opressão.
Disse o Bozo das Araucárias:
— Nós estamos vendo que este golpe no Paraguai, feito pelos interesses da indústria do alumínio e da negociação mundial de sementes transgênicas das empresas multinacionais, pode ter saído pela culatra — disse.
A posição contrária do Paraguai à entrada da Venezuela no Mercosul não se deve a “interesses brutais” daquele país em ter acesso ao mercado venezuelano, como disse o desinformado senador, mas porque aquele país não é uma democracia e por tal, fere um dos fundamentos do Mercosul.
O desinformado e pouco honesto senador em suas opiniões julga que uma das principais razões que levaram as forças políticas conservadoras a destituírem Fernando Lugo, é seu alinhamento a grupos interessados em utilizar, mediante a obtenção de subsídios estatais, a parte de 50% cabível ao Paraguai da energia elétrica produzida em Itaipu para a produção de alumínio.
Não Senador, o motivo é o empobrecimento do país, a constante recessão, queda do PIB, os desmandos administrativos, a ocupação de quartéis do exército por sem terras, aqueles parentes dos que o senador utilizava para destruir praças de pedágio no Estado do Paraná. Sim, o governador de 2003 a 2010, em atos de violência, fazia os baderneiros do movimento de sem terras invadir e destruir cabines de pedágio. O que tem a ver pedágio e falta de terra ninguém sabe, mas sabemos todos quem comandava o movimento marginal da política no Estado.
A entrada da Venezuela no Mercosul, ao contrário do que pensa sua excelência desinformada e acrítica Senador Requião não será altamente vantajosa para o desenvolvimento da região, posto que seu PIB está em declínio, sua economia desorganizada, empobrecida a população, dependente de uma commoditie que vem tendo seu preço reduzido no mercado mundial, e cada vez mais dependente de capital estrangeiro esquivo. Não a Venezuela é uma dor de cabeça para o Mercosul, além de não se tratar de um país democrático.
O desinteresse do Brasil pelo Mercosul é patente, quando o nosso representante é um Senador absolutamente incapaz de compreender o respeito devido a uma nação estrangeira, que viola a constituição de nosso país, do país vizinho e ainda acha que sua defesa do caudilho da Venezuela possa se explicar a não ser por interesses espúrios e indizíveis para a totalidade da população brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!