Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

sábado, 30 de junho de 2012

Mensalão e opinião pública




Um aspecto interessante da imprensa brasileira é que um dos poucos jornais que se vangloriava de sua imparcialidade política, e não disse neutralidade, vem se tornando caricato quanto à defesa de posições incompatíveis com sua presumida liberdade de informação.
A FOLHA agora divulga que os seus leitores não recomendam pressa no julgamento do Mensalão, já que há divergências públicas entre os ministros do STF, e pior, que deve haver harmonia neste julgamento, sabendo-se lá o que deva ser esta harmonia para julgar, e que este não tome contornos políticos.
O STF para além de uma corte constitucional é fundamentalmente uma Corte política. E isto não é só no Brasil, veja-se reiteradamente os impactos políticos das decisões da Suprema Corte dos Estados Unidos.
Segundo o jornal os seus leitores apontam problemas:
A discórdia entre ministros é nítida, a conduta não se mostra ilibada, o relator do processo se desentende com o revisor, o presidente do tribunal sofre pressão, não arrefece e oficia com mão de ferro.
Todos sabemos que os eleitores do PT são mais politizados e organizados que os de outros partidos, são também muito mais instrumentalizados e melhor arregimentados a partir de sinecuras. O PT vem de se tornar um cancro que acomete e adoece a tessitura social e política do Estado brasileiro. É paradigmático que a presidente da República só passou a fazer parte do PT em 2003, antes era uma PDTista dos pampas gaúchos, que trouxe consigo e em sua formação política, o caudilhismo de Júlio de Castilhos e de Borges de Medeiros.
Uma boa forma de inocentar o PT e seus asseclas é começar por discutir a lisura do STF, sua harmonia, e a aplicação da justiça no julgamento mais indecente a que o Brasil já foi exposto.
Assiná-lo que durante mais de dois anos, encaminhei textos para discussão na FOLHA que nunca encontraram espaço ou tempo para serem considerados. Excetuado o fato de que sou um polemista com raízes no pensamento de Carlos Lacerda, e que talvez escreva muito mal, o fato concreto é, que a visão de todos aqueles que discordam em tese, das teses da FOLHA, não encontram mais espaço nas páginas do jornal.
O ESTADÃO com sua clara linha editorial e com seu respeito aos leitores quando se alinha a uma corrente de opinião de forma clara e inequívoca, torna-se assim um veículo mais honesto e menos partidário.
O julgamento do mensalão é jurídico, mas igualmente político. O STF se tem algum problema o tem apenas em virtude de dois aspectos.
1.  Nossa Constituição errou quando estabeleceu uma forma de escolha política;
2.  As últimas escolhas realizadas sobre a necessidade de contemplar cotas sexuais e de raça não só foram infelizes, como partidarizaram de tal forma a Corte que a tornaram mera caixa de ressonância da política partidária.
Sejam estas razões suficientes para esclarecer seus problemas, temos apenas que observar que um dos grandes responsáveis por tudo isso é o povo brasileiro, porque elegeu um sujeito como Lula da Silva. Carismático, popular, esperto, político desde a raíz do cabelo, mas infelizmente incapaz de tornar o Brasil uma nação movida pelo mérito e os brasileiros cidadãos responsáveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!