Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

sexta-feira, 29 de junho de 2012

DOM LUIS DE ORLEANS E BRAGANÇA – PEREGRINO DE IMPERIOS




DOM LUIS DE ORLEANS E BRAGANÇA – PEREGRINO DE IMPERIOS

Sinopse:
Neste livro, a historiadora Teresa Malatian coloca em pauta a vida e a atuação política de D. Luís, numa retomada do tema do monarquismo durante a Primeira República. Objeto de diversos artigos publicados em jornais e revistas, nunca D. Luís é biografado na extensão de sua vida como neste volume.

Minha Opinião:
Livro editado em 2010 após 90 anos da morte do Príncipe Perfeito, é uma obra inatacável, de leitura agradável e com farta documentação histórica, com um apêndice detalhado sobre as obras que deram origem ao texto expendido. A única coisa a lamentar é a descuidada revisão, com erros de pontuação, duplicação de palavras, erros de datas e períodos truncados por falta de contextualização devido a erros de impressão. O texto de Teresa Malatian é maravilhoso, importante para se conhecer um período histórico importante do Brasil, a República Velha, e para perceber que o banimento político da família imperial do Brasil foi uma das iniquidades mais estúpidas da oligarquia dominante na época. Rui Barbosa não sai sem arranhões, o que lhe diminui a estatura jurídica e histórica. Mas isso é sabido, Barbosa é mito, não é um Catão ou um Cícero, mas um jurista sem imaginação e sempre preocupado com a exaltação pessoal. Indispensável sua leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!