Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Devemos prestar atenção no Paraguai




No dia de hoje o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, José Félix Fernández, afirmou que a decisão da Cúpula do Mercosul de suspender o país do bloco carece de "validade formal e legal", e "deplorou" a incorporação da Venezuela ao bloco formado também por Brasil, Argentina e Uruguai, visto que, se tomarmos como parâmetro da legalidade da incorporação daquele país ao Mercosul, estando suspenso um de seus membros, é o mesmo que promulgar uma Emenda Constitucional no Brasil durante a existência de intervenção em Unidade da Federação, ou mesmo na vigência de Estado de Defesa ou de Sítio. Diz com todas as letras o chanceler paraguaio:
"A decisão é ilegal, ilegítima e viola o devido processo. Não tem validade moral e material. No Paraguai não houve uma ruptura da ordem democrática, ela está em plena vigência. Os direitos e as liberdades continuam garantidos".
Aliás, mais garantidos do que no governo do bispo prolífico! O Paraguai procedeu ao impeachment do presidente bispo em dois dias, o Mercosul procedeu à suspensão inquisitorial do Paraguai em menos de duas horas, ou melhor, pela imprensa, mesmo antes de iniciada a reunião, e aqui sim, sem o devido processo legal, já que a suspensão não pode ser um processo político, mas um processo legal.
"Todas as decisões que dite o Mercosul sem a representação do Paraguai não têm e não terão validade jurídica e não obrigarão o país".
Todos os brasileiros de bom senso, todos os argentinos honestos, todos os uruguaios fiéis aos compromissos de seus país não podem discordar da frase lapidar do chanceler paraguaio.
Vergonhosa a atuação de Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai. Já não vimos esta tríade contra o Paraguai antes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!