Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

domingo, 1 de abril de 2012

Deixou o mundo, quando não se pode mais fazer piadas



Millôr Fernandes que foi cartunista, jornalista, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e poeta, nasceu no Rio de Janeiro em 1923, cerrou pela última vez os olhos em 27 de março de 2012. Choramos sua ausência, mas foi na hora certa, posto que este mundo não lhe permitiria viver.
Luiz Felipe Pondé, filósofo, professor da USP, tem denunciado repetidamente a estupidez do politicamente correto. Em recente entrevista no dia 29 de março de 2012, no mesmo dia que se publicava uma reportagem sem sentido na Folha, alertava que o politicamente correto nada mais é que uma censura fascista do pensamento.
Voltando a Millôr, não podemos esquecer que como contínuo nos Diários Associados, mal completados 14 anos, e ficando pelos cantos do jornal a rabiscar desenhos e escrever pequenos textos, foi chamado por Assis Chateaubriand em 1938, para preencher um espaço vazio no Diário de São Paulo, e nunca mais parou de escrever.
Contribuiu com sua genialidade para revistas como O Cruzeiro, que em seu auge chegou a ter 750.000 leitores, num pais de 55 milhões de habitantes com mais de 35% de analfabetos.
Lutou contra a censura míope, canhestra e risível da ditatura militar, com um pequeno grupo de amigos. Fez um jornal, marco de transformação na imprensa brasileira, O Pasquim. Dizia ele “O Pasquim foi um jornal feito por meia dúzia de malucos e que alterou o contexto da imprensa brasileira.”
Em sua última entrevista publicada em livro concedida a Ivan Pinheiro Machado em 2011, dizia Millôr que “A repressão sexual. Era violenta. Mas você não imagina como o filtro da família potencia a repressão. É ela que te proíbe tudo.”
Era Millôr, hoje não é mais a família que nos reprime sobre a sexualidade, hoje a repressão parte das tribos de politicamente corretos, de feministas e de esquerdistas mal humorados.
O absurdo de tudo isso é que a menos de 50 anos muitos brasileiros morriam pugnando pela liberdade de expressão. Saiam às ruas com imensa coragem, buscando poder se manifestar, sem medo de serem condenados por suas opiniões. Queriam poder fazer piadas, fossem de bom ou mal gosto, que pudessem ter apenas o público alvo como juiz de sua qualidade e propriedade.
Rafinha Bastos teve contra si mobilizado o Estado Juiz, para impor-lhe uma condenação pecuniária por ter feito uma piada grosseira, mas ainda assim uma piada. A revolta falso moralista, e a sentença no Judiciário, são expressões chocantes do caminho absurdo que trilhamos, o caminho da exceção e do arbítrio.
Recentemente o Conselho Nacional de Educação, um daqueles órgãos que ficam lá na encantada Brasília, a milhares de quilômetros da realidade do Brasil, expediu um parecer sugerindo que não seja distribuído nas escolas públicas o livro “Caçadas de Pedrinho”. Ainda, prosseguia o douto parecer, recomendava a proibição de sua leitura nas escolas privadas. O motivo de tal  proibição foi a descoberta de que a obra de Monteiro Lobato era racista.
Não fosse o pedido fruto da iluminada pena de uma especialista em candomblé, acreditaríamos que teriam sido coronéis de 80 anos os autores do parecer.
Esta história começou quando um aluno de mestrado da UNB denunciou a obra de Monteiro Lobato à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. O absurdo aqui é termos um mestrando censurando um dos maiores escritores brasileiros, do que decorre uma escolha. Censuramos Monteiro Lobato, ou expulsamos do mestrado o fascista censurador.
Outro problema é uma Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. Afinal, existe ou não existe o conceito de raça. Durante décadas a esquerda e a intelectualidade lutaram para fazer crer a todos os homens e mulheres de bom censo que não existe qualquer justificativa para se amparar o conceito de RAÇA. Mas instalado um governo de esquerda, a primeira coisa que fez foi criar mais um órgão voltado para estabelecer a igualdade de uma diferença que não existe.
Imaginemos Vinícius de Moraes com seus charutos e cigarros, sentado nos bares de Ipanema, escrevendo versos e cantando, embalado por cervejas, whiskies e outros aperitivos, escrevendo as mais belas páginas da cultura nacional. Agora transplantemos ele para os anos que correm. Impensável, porque as feministas se revoltariam, os esterilizadores da vida aplastariam sua presença pouco sadia, as leis contra o álcool dariam como exemplo a ser execrado o seu comportamento. Tristes trópicos.
Mais triste ainda é saber que um repórter sem imaginação, buscando notoriedade, tenha escrito uma reportagem sobre uma cartilha de calouros na Faculdade de Direito da UFPR, e com isso tenha feito rádios, televisões e jornais da capital provinciana do Paraná se engalfinharem em condenações estúpidas do humor adolescente nela contido.
Se o humor é grosseiro e ofensivo a própria sociedade se encarregará de faze-lo perder-se no limbo da memória. Mas se ele for, mesmo que incorreto, inteligente e instigador de uma crítica mais profunda da sociedade, ganhará notoriedade, e poderá então construir-se como alternativa à monotonia do certinho, do correto, daquilo que não pode ser dito, porque ofende sensibilidades.
Não se trata de defender qualquer postura dogmática, ou de se solidarizar com os textos criticados, mas de defender o direito de expressão, sem o qual o Estado poderá, quando lhe aprouver, criar mecanismos de opressão para defender o direito das minorias, minorias estas que estarão encasteladas no poder. Minorias estas que ditarão os seus valores a uma maioria estupidificada, após laboriosa instrumentalização do Estado.
Desde o final do século XVIII lutamos pela liberdade de expressão, não é possível, nem honesto, negar que há abusos desta, mas para isso existe a lei, que se não contempla nossa vontade de silenciar as diferenças é porque a sociedade assim o quer. Quando uma lei não contempla nosso desejo de punição daquele que pensa diferente de nós, este não é um problema, não é uma dificuldade. Isto é Democracia.
Depois de séculos lutando pela tolerância e pela liberdade, em nome de que valores queremos agora recuperar a intolerância e a violência da diatribe opressiva?
Podemos errar, mas vamos errar em nome da Liberdade! Onde houver homens e mulheres livres, aí estará, com certeza, nosso maior patrimônio. Nossa Humanidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!