Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Guia Politicamente Incorreto da Filosofia



Sinopse
Dividido por temas, a obra se baseia em conceitos defendidos por grandes filósofos do mundo inteiro para abordar assuntos como capitalismo, religião, mulheres, instintos humanos, preconceito, felicidade e covardia. Se até o aeroporto se tornou um churrasco na laje, o futuro mais otimista para o mundo é ser brega.
O "Guia Politicamente Incorreto da Filosofia" não é um livro sobre a história da filosofia, mas sim um ensaio sobre a filosofia do cotidiano. Luiz Felipe Pondé, o pecador irônico, confessa uma mentira moral e universal na sociedade: o politicamente correto. Porque no fundo, você sabe que também achou graça na piada do seu amigo.
O que penso:
O novo livro de Pondé é ainda mais inquisitivo e mais provocador e por isso mesmo, mais brilhante! Como ele mesmo afirma “Este não é um livro de história da filosofia, mas sim um ensaio de filosofia do cotidiano, mais especificamente um ensaio de ironia filosófica que dialoga com a filosofia e sua história. Movido por uma intenção específica: ser desagradável para um tipo específico de pessoa (que, espero, seja você ou alguém que você conhece), ou, talvez, para um tipo de comportamento (que, espero, seja o seu ou o de algum amigo seu). (...) Este livro é a confissão de um pecador irônico a respeito de uma mentira moral: o politicamente correto”.
Estou começando a ler, já que conclui a leitura de alguns livros que estavam na cabeceira, diga-se de passagem, há uma pilha deles lá, mas infelizmente, Deus fez o dia com apenas 24 horas, o que demonstra a sua falta de presciência. Um dia com apenas 24 horas é absolutamente insuficiente para atender a todos os desejos humanos, e muito menos é capaz de dar conta de todas as nossas necessidades de descanso, lazer, instrução, aquisição de conhecimento, beber bem, comer bem, amar bem, enfim, foi um erro grosseiro!
No entanto, não posso parar de ler, assim, recomendo vivamente o livro do Pondé, por inteligente, instigante, brilhante. Você pode não concordar com as ideias dele, mas se for capaz de defender até a morte o direito de ele as publicar, então esteja certo, faz parte do grupo seleto de humanos verdadeiramente humanos, iluminados, posto que não querem ser santos, nem demônios, nem absolutamente certos, nem errados, nem convictos das certezas das sagradas escrituras, nem informado pela praga da auto-ajuda, e por fim, livre dos pecados mortais do politicamente correto!
Tenho dito!

Um comentário:

  1. Thiago L. de Carvalho27 de abril de 2012 às 16:09

    Tenho o Guia Politicamente Incorreto da História Brasileira, do Narloch. Na mesma linha, excelente também.

    ResponderExcluir

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!