Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

domingo, 29 de abril de 2012

O Monstro de Orelhas D´Asno e Monteiro Lobato



Todos nós temos acompanhado a violência de falsos intelectuais e de servidores despreparados contra os textos do grande escritor Monteiro Lobato, uma das expressões mais legítimas do pensamento brasileiro, que era insuspeitadamente de esquerda. Vale a pena ler um pequeno trecho de Urupês, no conto "Os faroleiros", quando se exprime sobre a ideia de toda gente, ou seja, à comum opinião de todos:

"- A ideia de toda gente, ora essa!
- Quer dizer, uma ideia falsa. “Toda gente” é um monstro com orelhas d´asno e miolos de macaco, incapaz duma ideia sensata sobre o que quer que seja. Tens na cabeça, respeito a farol, uma ideia de rua recebida do vulgo e nunca recunhada na matriz das impressões pessoais. Erro."

Temos de acautelar-nos sempre com a ideia de toda gente, a maioria esmagadora, a unanimidade é sempre burra e fascista. Não podemos nos conformar com o erro, não podemos nos conformar com a resposta de que a maioria pensa assim, de que assim tem que ser porque o povo deseja. O povo deseja aquilo que lhe satisfaz a sede, a fome e a segurança, é pouco para desejar tudo aquilo a que tem direito, depois de necessariamente ter satisfeito os deveres que lhe garantem aqueles.
Pensar dói, mas não pode ser afastada a necessidade de pensar! Livremo-nos do monstro de orelhas d´asno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!