Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Estou lendo, porque não consigo parar de ler!



O mais recente título da coleção Revoluções do Século XX apresenta ao leitor o movimento de maior importância da história recente de Portugal. Mais conhecida como a Revolução dos Cravos, o levante iniciado em 25 de abril de 1974 pôs um fim ao regime de António Salazar, responsável por uma das mais duradouras ditaduras que se tem notícia no mundo ocidental.
Nesta sucinta e didática obra, Claudio de Farias Augusto narra todo o processo revolucionário, apontando para as alianças construídas para enfraquecer o salazarismo e remontando, inclusive, a própria origem do governo do ditador. Deste modo, o autor deixa evidente como a Revolução dos Cravos foi capaz de estabelecer um ambiente efetivamente democrático, delineando um novo futuro para o povo português.
Meu comentário!
O livro é realmente muito rápido e gostoso de ler e dá uma ideia dos fatos, mesmo que superficial. A leitura é algo difícil se não nos dermos ao trabalho de ler antecipadamente o significado das siglas que estão em lista antes do texto. Valeu a pena pela indicação da leitura da obra do Marechal Spínola, “Portugal e o Futuro” que pode ser comprado nos sebos por apenas R$ 5,00 e que nos traz uma visão contemporânea dos fatos de um personagem absolutamente essencial para entender o período da transição do Salazarismo para a Democracia em Portugal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!