Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Para Viver um Grande Amor



Sinopse:
'Para viver um grande amor' alterna poesia e prosa. As crônicas retratam o cotidiano e os poemas tomam para si a tarefa da crônica e, então, surgem experiências como 'Feijoada à minha moda', 'Olhe aqui, Mr. Buster' e 'Blues para Emmett Louis Till'. O volume abre com um caderno de imagens que reproduz originais de Vinicius e fotografias que tentam recriar o universo afetivo do livro. Um posfácio do ensaísta Francisco Bosco, escrito para esta edição, lança um olhar sobre a obra, ao passo que a sessão 'Arquivo' recupera textos como a crônica em que Carlos Drummond de Andrade fala da noite de autógrafos do livro.
O que penso:
Realmente o que faz uma obra um clássico, é tornar-se atemporal, é ter a capacidade de falar a qualquer interlocutor, em qualquer tempo em qualquer lugar, entre os nossos poetas, Vinícius de Moraes é sem dúvidas um dos expoentes maiores, principalmente por ter sentado no Garota de Ipanema e ter vivido e cantado tudo de belo que a Guanabara tem e é.
Para percebermos o quanto tem de sentido na prosa e na poesia de Moraes neste livro, basta que estejamos sentados na esquina das ruas Vinícius de Moraes e Prudente de Morais! Com certeza o local onde as mulheres mais belas do mundo desfilam ao som do mar e do azul do céu profundo de Ipanema, com o Cristo Redentor e o Pão de Açucar a testemunhar a eternidade do tempo e do lugar!
Vale a pena ler sempre, em qualquer lugar, para não esquecer, porque o poeta é antes de tudo, o inspirador da vida!

Um comentário:

  1. Ainda não a li mas assim que o faça tecerei meu comentário específico, já sabendo que tratando-se de um mestre da alma só pode ser uma obra encantadora.
    Apenas como outro encanto ilustro outro mestre, um clássico.
    DL

    Amor é fogo que arde sem se ver

    Amor é fogo que arde sem se ver;
    É ferida que dói e não se sente;
    É um contentamento descontente;
    É dor que desatina sem doer;

    É um não querer mais que bem querer;
    É solitário andar por entre a gente;
    É nunca contentar-se de contente;
    É cuidar que se ganha em se perder;

    É querer estar preso por vontade;
    É servir a quem vence, o vencedor;
    É ter com quem nos mata lealdade.

    Mas como causar pode seu favor
    Nos corações humanos amizade,
    Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

    Luís de Camões

    ResponderExcluir

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!