Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Em terra de cego quem tem um olho é rei

Significado: Quem sabe um pouco brilha diante dos ignorantes.

Histórico: Frase atribuída a Luís de Camões (1525-1580) em uma carta escrita a seu amigo boêmio de Sintra, José Ferreira de Magalhães. Segundo a carta, recentemente leiloada em Lisboa, Camões afirmava estar na China em uma tribo que só tinha cego (ele achava, pois os orientais têm os olhos fechados) e, se quisesse, com apenas o olho que tinha poderia se tornar rei. Mas tinha que ir ainda à Índia, a serviço do governo português. A carta foi arrematada em leilão, em dezembro de 1994, pelo então primeiro ministro Cavaco Silva.

PRATA, Mario. Mas será o Benedito? 15ª. Ed, São Paulo, Editora Globo, 1998.

Comentário: Como tudo que pensamos, este prolóquio já esteve em algum momento em nossas mentes, tendo sido dito por um português há mais de 500 anos. Nossa presunção de achar que sabemos o que os outros pensam ou querem, nos levam a considerar a todos, como orientais de olhos fechados, e a acreditar que por termos um único olho, uma única forma de pensar, podemos nos tornar reis. Tal crendice, com certeza determina aquelas boas intenções, que levam muitos homens e mulheres à miséria do pensamento. Uma pena que sejamos todos caolhos para a realidade, incapazes de perceber a realidade sob o prisma da verdade que ilumina o outro e que é, sempre e necessariamente, tão verdadeira quanto a nossa verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!