Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Há luz e vida inteligente na Educação!?


(esta é paradigmática da educação petista)

Temos feito reiteradas denúncias quanto ao erro brutal que é a política de cotas, principalmente no que tange à reserva de Mercado para a mediocridade da Escola Pública.
Agora tomaram coragem as escolas particulares para denunciar o absurdo oportunista e populista do projeto recentemente aprovado no Congresso Nacional que reserva 50% das vagas das 59 universidades federais a alunos da rede pública, ou seja, dá aos administradores públicos a certeza de que podem continuar a descurar da educação pública porque agora semeamos a mediocridade. As escolas particulares agora ameaçam ir ao Poder Judiciário para buscar remediar mais esta ofensa aos direitos fundamentais insculpidos na Constituição de 1988.
Esta proposta, um desserviço à educação brasileira poderá entrar em vigor, se o projeto de lei for sancionado pela presidente Dilma Rousseff, aquela que já editou lei para flexionar as profissões pelo gênero, num grande serviço e numa conquista histórica para a educação do país. A presidente que apoia a iniciativa, é realmente uma entusiasta da intervenção do Estado para mediocrizar e alienar a sociedade e a política no Brasil. Mais grave a presidente age de maneira irrresponsável e populista, criando um nicho de mediocridade agradecida para a perpetuação no poder de uma administração incompetente. Para o governo, a medida amplia o acesso de setores menos favorecidos da população ao ensino superior. Esta afirmação esconde um erro grave, uma falácia, o que impede o acesso de setores menos favorecidos da populção ao ensino superior é a má qualidade da educação oferecida pelo Estado, que agora ganha uma reserva de Mercado para permanecer medíocre e inadequada.
Obviamente que existe um grande questionamento jurídico que pode ser feito, e que a sociedade deveria estar alerta para a setorização, divisão e partidarização que a nossa comunidade nacional vem sofrendo em dois governos absolutamente irresponsáveis quanto ao futuro de nossa nação!
Mas para um governo que teve um ministro da Educação que em seu mandato conseguiu um escândalo por ano no ENEM e que gasta em carros de som, mais que as campanhas dos opositores para prefeito em São Paulo, ungido por Lula da Silva e Maluf, o que é que se pode esperar quanto à educação?
Professoras e professores sérios e honestos das escolas públicas envergonham-se com as cotas, em palestras que faço são unânimes na denúncia da instrumentalização da educação como forma de cooptação de consciências e de grupos sociais. Cotas não resolveram os problemas nos Estados Unidos, e em qualquer lugar, muito menos no Brasil!
As COTAS da mediocridade são o exemplo maior da falta de imaginação e de compromisso com a EDUCAÇÃO no Brasil.
O que é preciso é que primeiro o governo deve melhorar a qualidade da rede pública de educação básica em vez de priorizar medidas que foquem o ensino superior, depois, melhorar o ensino médio tornando ele competitivo com as escolas privadas, e não fazer reserva de Mercado da mediocridade.
Quando os brasileiros vão se revoltar com estas políticas populistas que embotam nossas consciências? Que enganam os bem intencionados, e produzem como subproduto a perpetuação da mediocridade na Escola Pública?
Hadad tem a cara do PT, Hadad tem a cara da Educação no Brasil, que pode ser simplificada numa palavra: INCOMPETÊNCIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!