Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O Conde Ciano – Sombra de Mussolini




Sinopse:

Esta obra narra a história de um dos principais condutores da política europeia durante a Segunda Guerra Mundial. Ilustrada com dezenas de fotos, a biografia do Conde Galeazzo Ciano, genro preferido de Benito Mussolini e seu ministro do Exterior, traz à luz não apenas o braço direito e herdeiro político do Duce, como também traça um retrato dos bastidores do poder na Itália fascista, de seus jogos políticos e dos homens e mulheres que os protagonizaram.

O que penso:

Esta obra é maravilhosa porque demonstra quanto o nosso Estado petista caminha a passos largos para se transformar num Estado fascista que tenta dar conta de todas as faces da vida do cidadão! O gigantismo do Estado só é possível quando o povo atribui ao líder carismático um poder mítico de dar satisfação ao sofrimento deste mesmo povo. Este líder tem de se rodear de pessoas menores e medíocres, porque não quer sombra, pessoas que não têm a estatura para os cargos que ocupam, pois que não podem rivalizar com ele! Assim foi na Itália, assim foi com Ciano que só recuperou uma estatura humana no momento de morrer com dignidade, assim é no Brasil, onde temos de viver com os herdeiros do populismo barato de Lula da Silva! O livro é maravilhoso, Galleazo Ciano é humano e vive nas páginas, compreensível em cada detalhe. Prosa agradável, com algo como 20 erros de revisão, que não empobrecem o livro! Vale muito a pena ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!