Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A capacidade de espezinhar o cidadão!




Fui palestrar no I Congresso Internacional Jurídico em Ponta Grossa, Estado do Paraná, como convidado para falar sobre Erro Médico! Lá encontrei a professora argentina Maria Susana Ciruzzi, que desolada me disse: Estoy en una situación constrangedora. No puedo trocar pesos por reales, porque uma resolución del Banco Central del Brasil há impedido la conversión en las casas de cambio![i]
Que surpreendente, estarmos num mercado comum, que suspende um associado e coloca outro ao arrepio da lei, e de repente, veta a troca da moeda de um dos parceiros nas casas de câmbio! Nossos países não são sérios, nossos governos são nécios, e têm uma imensa capacidade de espezinhar o cidadão. Mas acho que descobri o motivo! Para tornar ainda mais infeliz a vida de nossos irmãos argentinos, o Brasil fez um obséquio a Christina Kirchner, tornando nosso país hostil aos Hermanos!
Ficamos sabendo agora que os supermercados argentinos buscando dar solução a mais uma estupidez governamental, têm buscado dividir em dois os recibos das compras que nossos irmãos argentinos fazem no seu dia-a-dia e que excedem o limite de 1.000 pesos (cerca de apenas R$ 441,00).
Nos anos 90 foi criada uma regulamentação, durante o governo de Carlos Menem, em que o teto era de 250 pesos, tendo sido depois o limite elevado para 1.000 pesos já no ano passado. Porém, com o aumento progressivo da inflação, tem sido comum consumidores excederem essa cota e terem de recorrer à estratégia de dividir as compras em dois ou mais recibos para evitar exaustivos processos de registro dos dados do comprador para disponibilização aos inspetores da fiscalia argentina.
Diz o gerente de uma das principais companhias ao jornal "Clarín":
"A divisão do recibo é absolutamente certa. As redes tratam de evitar conflitos com os clientes".
Como nossos governos populares, de esquerda, têm uma capacidade absolutamente ilimitada de espezinhar os cidadãos, de tungá-los, maltratá-los e não lhes prestar qualquer serviço que preste!
Interessante o governo querer multar consultórios, clínicas e planos de saúde por atraso na data do atendimento ou na liberação de exames, quando uma ecografia de rim, em paciente com nefrolitíase no SUS pode esperar até um ano para fazer o exame! Hipocrisia e desfaçatez, mas este é outro assunto!



[i] O portunhol é de minha responsabilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!