Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

domingo, 12 de agosto de 2012

O Preconceito e as Olimpíadas




Muitos estão surpresos com a reação do técnico da seleção chinesa de ginástica, Huang Yubin, após a derrota do seu pupilo para o brasileiro Arthur Zanetti nas argolas! Há motivos?
Ora, humildade é uma qualidade que é não só rara, mas uma qualidade que deve ser buscada e apreendida, com muita educação, com muita preparação e com certeza, com a busca de um ganho secundário que lhe permita ser instrumento de auto-afirmação. Discordam?
Assim, o técnico da seleção de ginástica, Huang Yubin, ficou indignado quando o atleta Chen Yibing foi derrotado pelo brasileiro Arthur Zanetti nas argolas para o atleta que representa nosso país, recebendo a tão cobiçada medalha de Ouro.
Disse o treinador num momento de cólera, ao discordar da decisão dos árbitros, que o episódio foi "um dia negro na história da ginástica.” Muitos ao criticar o destempero no calor da derrota, acreditam que o técnico desrespeitou todos os adversários e conspirou contra o ideal olímpico de congraçamento entre os povos. Mas por que o técnico Huang Yubin tem que ser um exemplo de paciência confuciana? Por que é Chinês, ou por que o ideal olímpico é de congraçamento dos povos?
Bom, a China, ou Império do Meio, há muito tempo deixou de ser um país onde os ensinamentos de Confúcio eram respeitados e perseguidos como ideal de civilização. Hoje a China é um grande player internacional, com vocação para tubarão e não para cordeiro. É um país competitivo, com um povo ainda mais competitivo, que quer vencer, que tem como meta não competir, mas esmagar o adversário. O treinador asiático não foi infeliz em tentar desvalorizar o feito do brasileiro, foi apenas um técnico que não se conformou com todo o investimento que fez e que acredita que seu pupilo foi o melhor! Ocorre que a vitória do brasileiro Arthur não pode ser atribuída apenas a um erro de arbitragem.
Há ainda os indignados porque a China também foi vítima de destempero semelhante quando Ye Shiwen de 16 anos venceu nas piscinas as americanas que eram favoritas e o treinador executivo dos EUA para natação, questionou o desempenho e insinuou doping. A mídia chinesa reagiu contundentemente.
Foi contraditória a reação da China? Absolutamente não podemos dizer isso, porque o perdedor nunca se conforma, até porque os jogos olímpicos modernos, desde a década de 80, com a transformação destes em campanhas de marketing de produtos esportivos, com milhares de dólares em propaganda e venda de espaço para a TV, com carreiras milionárias de atletas, não há mais espaço para o cavalheirismo das épocas do Barão Vermelho.
Infelizmente ao analisarmos o comportamento do técnico de natação americano e do treinador de ginástica chinês, percebemos que estes não perderam a oportunidade de exercitar, na prática, a primorosa frase de um chinês que, há cerca de 2.500 anos, já sabia que presunção e incontinência verbal são algozes da justiça: "O silêncio é um amigo que nunca trai"(Confúcio), mas antes denunciam a verdadeira face dos humanos, sua falta de humildade e cavalheirismo, e muito mais importante, demonstram o quanto os atuais Jogos Olímpicos são apenas e tão somente um negócio, uma forma a mais para ganhar dinheiro, tanto por parte dos atletas quanto por parte do país sede. Nada mais há de confraternização entre os povos, e por tal, estes Jogos que vemos, já não têm sob este aspecto, qualquer justificativa, o que os esvazia do maior de seus conteúdos, talvez, da única razão de sua existência.
Saudações especiais à determinação, ao compromisso e ao denodo de Arthur Zanetti, para quem os comentários do chinês, absolutamente nada significam, os quais são incapazes de toldar ou macular o ouro que reluz no peito do grande ginasta, grande por sua tenacidade, grande por sua altivez, grande porque reconhecido pelos juízes que o consideraram merecidamente o melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!