Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Nazismo: “O triunfo da vontade”





Sinopse:

A experiência trágica do nazismo provoca perplexidade: no militarismo e na máquina de morte dos campos de concentração, revelou-se degradação da criatura humana. Para se fazer uma abordagem histórica do fenômeno nazista, é primordial desvenda-lo em sua dimensão sócio-política, atrelada a uma conjuntura de crise do capitalismo.
Que razões levaram milhões de pessoas a apoiar Adolf Hitler? Por que estudantes, trabalhadores e intelectuais acreditaram em promessas míticas e nortearam suas vidas por uma ideologia racista?
Este livro investiga como a estetização da política, por meio da ação da propaganda e da produção artística cria um clima de envolvimento e contágio que se perpetua na catarse de uma nação empenhada no projeto de edificar uma nova civilização.

O que penso:

Como é especial e importante lermos uma obra tão importante e brilhante de um estudioso brasileiro, de um tema que por muitos anos e por muitas sociedades tem manifestado vivo interesse. O mestre Alcir Lenharo (1946-1996), que lamentavelmente viveu tão pouco, e faleceu no momento mais produtivo de sua vida, escreveu uma obra didática, profunda e eficiente na busca de explicações de um fenômeno que marcou a falência no modelo de crença na potência da razão.
A obra está escrita em uma prosa agradável e correta, prazeroso mesmo num texto muito técnico e muito bem construído do ponto de vista acadêmico. Uma obra fundamental para a compreensão do fenômeno político no século XX e, por conseguinte das expressões do Poder e seus significados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!