Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

segunda-feira, 28 de maio de 2012

CPI não quer explicações, CPI quer mídia!




Tornada pública a conversa criminosa de Lula da Silva com Gilmar Ferreira Mendes, entram em ação as duas conhecidas turmas: a do deixa pra lá! Verus a do quanto pior melhor!
Agora os integrantes da CPI, que num rasgo de imaginação a impresna vem chamando de “Cachoeiragate” querem pedir explicações. Mas senhores, se quando o mensalão aconteceu o Congresso foi incapaz de cumprir com o seu dever de investigar e punir os maus representantes, como querem explicações dos desmemoriado ex-presidente?
Lula da Silva se for, por alguma obra do acaso, inquirido no Congresso deverá informar aos parlamentares, ciosos de seu dever, o que é óbvio: ele não lembrará do conteúdo da conversa! Não é mesmo?
O caso da tentativa de Lula da Silva de melar o julgamento do mensalão não é de lobby senhores, é crime, há tipos penais para esta conduta! Onde estão as vestais da CPI?
Nelson Jobim, este sim o lobbysta que chamou um ministro do STF para seu escritório para conversar com Lula da Silva, também será um bom e grato desmemoriado. A República tem destas coisas, ela vive de esquecimentos, ela vive de falsas moralidades. Coisa impensável na Monarquia.
A história revelada por VEJA, confirmada pelo ministro do STF é agora desmentida por Lula da Silva. Desta feita, ou Lula da Silva é um desmemoriado crônico, demente, necessitando urgente tratamento para seu Alzheimer, ou o ministro Gilmar Ferreira Mendes é um rematado mentiroso, hipócrita quanto a uma indignação inexistente.
Qualquer das alternativas é vergonhosa, qualquer delas merece investigação pelo Ministério Público Federal. Sim, porque há ou uma confissão de crime, ou a denúncia de incapacidade! Onde está o MP?
A oposição infelizmente continua atrás apenas de mídia, nada de atitudes convincentes para um papel político relevante. Convocar Lula da Silva numa comissão chapa branca? Sentir-se ofendido com a prática mais usual do mundo, que é não só a interferencia, mas o abuso desta pelo Executivo e pelos caudilhos e oligarcas brasileiros?
Marco Aurélio Mello foi brilhante ao anotar:
"Está tudo errado. É o tipo de acontecimento que não se coaduna com a liturgia do Supremo, nem de um ex-presidente da República ou de um ex-presidente do tribunal, caso o Nelson Jobim tenha de fato participado disso."
A FOLHA desta segunda feira reforça que Lula da Silva teria feito referências a uma viagem a Berlim em que o ministro se encontrou com o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), hoje investigado na CPI.
Ora, há crime no Código Penal que tipifica tal prática, que se vê agravada pelo rango dos personagens envolvidos. A chantagem é o processo em que uma pessoa (o chantagista) procura fazer com que outra (o chantageado) faça algo para aquela por meio do medo, geralmente para não revelar um segredo ou algum outro fato que possa ser constrangedor. Tal crime é crime tipificado no artigo 158 do Código Penal Brasileiro:
Art. 158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa:
Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos, e multa.
§ 1º - Se o crime é cometido por duas ou mais pessoas, ou com emprego de arma, aumenta-se a pena de um terço até metade.
§ 2º - Aplica-se à extorsão praticada mediante violência o disposto no § 3º do artigo anterior.
Ora, o ilustre ex-presidente do STF, Nelson Jobim confirmou o encontro em seu escritório, mas agora nega o seu conteúdo e ainda se diz surpreso com o relato de que o ministro Gilmar teria ficado perplexo com a conversa.
Tudo como deve ser, mas mais importante é ouvir os parlamentares do PT, o partido “mais ético”, “mais sério”, e o “garante da moraliade da República”.
Para o senador Wellington Dias (PT-PI), suplente da CPI, acredita que o fato envolvendo o ex-presidente se resume em: "É impensável ele fazer uma proposta dessa natureza."
Já para o ilustre deputado Paulo Teixeira (PT-SP), também membro da CPI, não cabe à comissão apurar o encontro, nem caberia mesmo, a função da CPI é realmente o mesmo da conversa, e o PT jamais investigaria qualquer coisa que arranhasse a imagem do seu presidente de honra, o garante da desmemoriabilidade da REPÚBLICA.
Lula da Silva acobertar crimes é antes forma de atuação política do que fato espetacular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!