Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

domingo, 27 de maio de 2012

1930 - Águas da Revolução




Sinopse

Neste romance sobre as conspirações, fatos e causas da origem da Revolução de 1930, é a voz de um de seus soldados, Gabriel d'Ávila Flores, com 98 anos, que costura, com suas memórias, todas as outras. Ele lutou em 1930 ao lado dos legalistas, contra os revolucionários de Getúlio Vargas. Em 1932, engrossou as colunas do exército de Getúlio contra os paulistas. Lutou, viu o Estado Novo chegar, passar. A democracia voltar. Getúlio retornar ao poder e a comoção provocada por seu suicídio.

O que penso:

Infelizmente o livro não é um romance, mas uma pobre descrição romanceada do golpe militar de 1930, capitaneada pelo oligarca do Rio Grande do Sul que irá trair seus aliados, e todos os que lhe projetaram, mantendo em seu entorno os áulicos que o insensavam sem crítica. A resistência do mito Getúlio Vargas, mostra, delata muito a nossa pobreza e retardo politico. Falsamente se anuncia as memórias do pobre Gabriel d’Ávila Flores, memórias que não costuram absolutamente nada no livro e apenas concluem pateticamente os capítulos! Uma forma de insensar o conterrâneo Getúlio sem acrescentar nada de valioso para compreender o período histórico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!