Espaço de sentir e pensar de Laércio Lopes de Araujo

terça-feira, 15 de maio de 2012

A Espada de Dâmocles!




A Espada de Dâmocles, livro de Wilma Peres Costa, editado em 1996 pela Editora Hucitec, a partir de uma tese de doutorado, é sem dúvidas um marco para a compreensão de como se construiu originalmente a estrutura do Exército nacional brasileiro. Ao contrário dos mitos divulgados, o exército brasileiro vai se consolidar como arma profissional só a partir da década de 50 do século XIX. O Exército que lutou pela independência do Brasil em 1822 e 1824, e aquele que foi derrotado na Guerra da Cisplatina, quando se deu a secessão da República Oriental do Uruguai, era ainda um exército colonial, com uma clivagem clara entre nacionais e os lusitanos e mercenários. Tal força foi durante o império a única instituição burocrática que se constituiu a partir do conceito de mérito. Paradoxalmente, ele foi sempre enfraquecido pela elite agrária que temia o seu fortalecimento e sua profissionalização, o que permitiria o fortalecimento do Estado e do Poder Moderador. O Exército revoltar-se-á contra o Império, e ao derrubá-lo, torna-se força política organizada, sempre temido e desprezado pelo estamento civil. Nada mudou, ou seja, passamos por vários golpes, revoltas, e movimentos batizados de revolução, para que tudo permanecesse como dantes!
Um excelente livro, de leitura agradável, com uma imensa gama de informações, criterioso, academicamente irretocável. Está esgotado, mas podem ser encontrados bons volumes nos sebos. Espero que uma nova Editora se interesse por este texto fundamental!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentir, Pensar, Expressar! A Intenet tornou possível a qualquer homem, a qualquer mulher, expressar tão livremente seu pensamento e seus sentimentos, quanto o são em realação ao seu existir! Eis o resultado!